Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,23
Dólar R$ 4,79
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
25º 12º

Programa oferece subsídio para fertilização in vitro de gado leiteiro

Iniciativa começou este ano e já atendeu 17 produtores, que receberam até 70% de subsídio para investir em melhoramento genético

Produtores interessados em participar do prorama podem se inscrever pela internet. (Foto: FreePik)
Ricardo Miranda
14 de dezembro de 2022
compartilhe

Produtores rurais do Centro-Oeste do estado estão participando do Sebraetec FIV, um programa que tem o objetivo de subsidiar os gastos com investimentos em melhoramento genético do rebanho. A ação nasceu a partir de uma parceria entre o Sebrae Minas e a empresa Cemil. Os trabalhos começaram em maio deste ano, com foco em ampliar o acesso às técnicas de fertilização in vitro (FIV).

Pequenos pecuaristas que querem participar do Sebraetec FIV tem 70% do valor subsidiado pelo Sebrae Minas, 15% são pagos pela Cemil e o restante é pago pelo produtor rural. Os que não são vinculados à empresa parceira, mas desejam fazer parte da iniciativa, podem se inscrever pela internet. Basta clicar NESTE LINK. Nesse caso, o Sebrae mantém o subsídio de 70% do valor e o restante fica por conta do produtor.

Com a FIV, fertilização in vitro, o óvulo da vaca é fecundado em um laboratório, acelerando o melhoramento genético do rebanho e levando ao aproveitamento de fêmeas mais novas ou mais velhas, que não suportariam uma gestação natural. O processo permite o nascimento de animais com qualidade genética superior. De acordo com o Sebrae, “o método FIV também permite mais embriões de uma única doadora, o aumento do nascimento de fêmeas, para a pecuária de leite, a padronização do grau de sangue desejado de acordo com o sistema de produção, caso utilize-se genética da prestadora, a maior produtividade de leite e rebanho, além da permanência do produtor no campo, possibilitando o aumento de sua renda e a valorização da atividade leiteira”.

Desde que a parceria entre o Sebrae Minas e a Cemil deu origem ao projeto na região Centro-Oeste, 17 produtores já foram atendidos. 12 continuam no programa, incluindo pecuaristas de várias cidades, como Bambuí, Córrego Danta e Serra da saudade. “O Sebraetec FIV sempre foi um sonho dos nossos fornecedores de leite, e vimos que junto ao Sebrae Minas seria a melhor alternativa para ajudá-los. Em 2022, iniciamos este projeto dentro do Programa Mais Leite Saudável (PMLS) e tivemos resultados incríveis, com taxas de concepção acima de 50%. Para 2023, esperamos aumentar o número de cidades atendidas, levando o programa para mais produtores”, ressalta o supervisor administrativo de captação leiteira da Cemil, Luís Gustavo Moreira Ferreira.

compartilhe