A ideia é produzir alimentos saudáveis, sem uso de agrotóxicos, além de ensinar os alunos sobre educação alimentar
Começou esta semana em Formiga, na região Centro-Oeste do estado, o plantio da novidade unidade do Projeto Horta Urbana. Os canteiros foram montados na Escola Municipal Pio XII, no bairro do Rosário. Equipes da prefeitura prepararam o terreno e os alunos ajudaram no plantio das mudas.
Ao todo, foram plantadas 1134 mudas de alface, brócolis, cenoura, mostarda e repolho. A proposta surgiu da direção da escola, que afirma que “a horta é um sonho antigo da comunidade e que vai possibilitar desenvolver ações de educação alimentar e nutricional com os alunos, além de produzir alimentos saudáveis, sem uso de agrotóxicos”.
O incentivo à produção agroecológica de alimentos, com uso racional de água, em terrenos até então inutilizados, são os principais objetivos do Projeto Horta Urbana, em Formiga. A iniciativa é desenvolvida pelo Banco Municipal de Alimentos (BMA) em parceria com o centro universitário Unifor-MG e a Carmeuse Brasil, além da Emater-MG, Germinar Mudas e Gecal Agronegócios.
O Projeto Horta Urbana também conta com apoio de entidades e associações de moradores da sociedade civil. Toda produção de alimentos é direcionada a entidades socioassistenciais, para garantir a segurança alimentar das famílias atendidas.