FIP Paisagens Rurais ajuda na recuperação de áreas degradadas e, com isso, melhora na pecuária de corte
Promover o crescimento da pecuária sem abrir mão da preservação da biodiversidade. Esse é o objetivo do projeto “Gestão Integrada da Paisagem do Bioma Cerrado”, também conhecido como FIP Paisagens Rurais. A iniciativa reúne cerca de 4 mil pecuaristas, em diferentes estados do país, que recebem consultoria especializada e são incentivados a adotar práticas sustentáveis na conservação das propriedades e no manejo dos animais.
Com o projeto, a intenção é recuperar 100 mil hectares de pastagens degradadas e 8 mil hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e reservas legais na Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Tocantins. A iniciativa é coordenada pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O programa está auxiliando os produtores rurais a preservar o Cerrado e melhorar a pecuária de corte.
Os pecuaristas que fazem parte do projeto contam com a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar. Os técnicos avaliam como está sendo feito o manejo dos animais e orientam os produtores sobre as mudanças necessárias para preservar o meio ambiente e garantir renda.
Além de incentivar a preservação do cerrado, o projeto FIP ajuda os produtores na recuperação de áreas degradadas. Durante as visitas para assistência os técnicos do Senar avaliam a qualidade do solo e orientam sobre o uso de tecnologias para reduzir os custos e melhorar a qualidade do capim que alimenta o rebanho. Uma das técnicas utilizadas é o pastejo rotacionado.
Com a recuperação das áreas degradadas e melhorias da pastagem o programa consegue incrementar a produção, tornando a atividade mais sustentável. O programa conta com recursos na ordem de U$21 milhões do Fundo de Investimento Climático (CIF).
Assista o vídeo de apresentação do projeto FIP Paisagens Rurais: