Agricultores familiares vão aproveitar terrenos ociosos para produzir alimentos orgânicos
A cidade de Barbacena deu nesta semana o pontapé inicial para a criação de Hortas Comunitárias Municipais. A implementação da primeira horta foi realizada no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), no Bairro Nova Cidade. A iniciativa é resultado da lei de autoria do vereador Thiago Martins e regulamentada por meio de Decreto Municipal.
“A produção oriunda das hortas comunitárias deverá ser destinada à subsistência dos horticultores comunitários e uma parte poderá ser comercializada livremente, revertendo-se a renda obtida no custeio do abastecimento de água e na aquisição de insumos, implementos agrícolas e outros itens necessários ao manejo de cada horta”, informou o decreto.
A AgroFonte, empresa júnior do IF Sudeste MG, também participa da implementação do projeto com a limpeza da área. A Horta Comunitária é um projeto piloto e deve expandir para o Cras do São Pedro e na sede da Guarda Civil Municipal. O objetivo é aproveitar terrenos ociosos para produção de alimentos orgânicos para a população em regime de cooperação comunitária, composta por pequenos produtores familiares.
Conforme a Prefeitura, vai ficar a a critério do horticultor ou grupo de horticultores destinar 10% da produção a associações e entidades socioassistenciais ou pessoas em condição de vulnerabilidade social cadastradas junto à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).