Projeto que prevê a criação do programa foi aprovado pela Câmara Municipal de Nova Serrana, no Centro-Oeste do estado
O programa Saúde Rural Itinerante deve começar a ser implantado em breve em Nova Serrana, na região Centro-Oeste do estado. O projeto foi aprovado pelos vereadores e encaminhado para a prefeitura, que será a responsável por executar os serviços. De acordo com os parlamentares, o município já possui os profissionais e veículos necessários para efetivar a ação.
O objetivo do programa é levar atendimento médico e laboratorial para a população de áreas que não contam com postos de saúde ou outra estrutura para esse tipo de serviço. Os profissionais vão atuar com orientação médica, controle, diagnóstico e tratamento, além de prevenção e entrega dos medicamentos disponibilizados pela Farmácia Municipal.
A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Serrana vai definir os critérios para atendimento e deve comunicar sobre a agenda do serviço com pelo menos 15 dias de antecedência. O município ainda não informou quando os atendimentos devem começar.
O vereador Zé Faquinha, autor do projeto que cria o Programa Saúde Rural Itinerante, diz que o trabalho vai dar mais qualidade de vida e cuidar da população que vive na zona rural. “Sabemos que muitas pessoas que residem na zona rural, não têm acesso fácil aos serviços oferecidos nos postos na área urbana. A implantação do Programa de Saúde Rural Itinerante poderá facilitar o atendimento para essa parcela de moradores que vive em locais mais distantes”, afirma o parlamentar.