Município do Sul de Minas vende 25 milhões de sacas de café por ano
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Varginha e o Sebrae Minas lançaram recentemente o Planejamento Estratégico do município, que vai identificar as potencialidades de crescimento econômico a partir dos setores logístico e de produção e comercialização do café.
O objetivo é reunir empresas, instituições e lideranças locais e alinhar estratégias, a fim de constituir uma inteligência colaborativa para ampliar a competitividade empresarial no município e na região.
“O município deve ser o protagonista na construção de políticas públicas que estimulem o desenvolvimento econômico local. E instituições como o Sebrae apoiam estas iniciativas com ferramentas que permitem explorar a vocação e o potencial da cidade”, explicou o analista do Sebrae Minas, Francisco Corrêa.
O Planejamento Estratégico de Varginha foi realizado a partir da Metodologia Foresight, já consolidada em nível internacional, que antecipa um cenário macroeconômico para os anos de 2022 a 2025. Esta abordagem produz conhecimentos a partir do passado e do presente, para fornecer dados e informações estratégicas.
Varginha vende 25 milhões de sacas de café por ano e tem capacidade de armazenamento estático para 10 milhões de sacas. O Porto Seco exportou, em 2020, 700 mil sacas de café. Grandes players do mercado mundial, como Stockler (Grupo NKG), Louis Dreyfus, Volcafé, entre outros, estão no município.