Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,23
Dólar R$ 4,79
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
25º 12º

Simpósio da Cafeicultura encerra com saldo positivo

O evento movimentou a região das Matas de Minas

Auditório cafeicultura
Mais de 3 mil pessoas passaram pelo evento. (Foto: Portal Caparaó)
Washington Bonifácio
11 de abril de 2022
compartilhe

O Portal Uai Agro cobriu, na semana passada, o 23º Simpósio de Cafeicultura em Manhuaçu, na Região das Matas de Minas. O evento que foi promovido pela Associação Comercial de Manhuaçu (ACIAM) durou dois dias e recebeu mais de 3 mil pessoas. Ainda não existe um levantamento do valor em negociações e comercializações prospectadas, mas o presidente da ACIAM, Maurélio Carlos, conta que o evento superou a expectativa.

“O Simpósio é um evento tradicional. Ficou suspenso por causa da pandemia e foi um desafio para todos nós voltarmos a realizar. Posso dizer que se consolidou como o maior evento do setor agro da região das Matas de Minas. Isso mostra o quão forte é o agronegócio da região do Caparaó e quanto ele ainda pode se desenvolver”, comentou.

Foram realizadas doze palestras, painéis e minicursos de capacitações que contaram com centenas de participantes, em atividades que debateram qualidade, diversificação, agroturismo, pragas e doenças, mercado e produtividade do cafeeiro e custos de produção. Ao todo, 60 expositores participaram do evento que teve o apoio do Ministério da Agricultura.

Pessoas aleatórias na feira

Sessenta empresas expuseram no evento. (Foto: Portal Caparaó)

Cafés Especiais

Durante o evento houve também uma feira de cafés especiais. Vários produtores participaram expondo marcas próprias e cafés reconhecidos pela qualidade superior da Região das Matas de Minas.  Segundo Maurélio, a programação e os expositores se complementaram. “Estamos muito felizes com os resultados que alcançamos. Conseguimos oferecer aos agricultores e agricultoras a oportunidade de conhecer novas tecnologias, participar de cursos de capacitação e atividades relacionadas com a cafeicultura, além, é claro, das muitas opções de negócios”, complementa.

Mulheres da Cafeicultura

O encontro das mulheres foi um evento incluído na programação há cerca de cinco anos e proporcionou troca de experiências e confraternização entre mulheres que atuam no agronegócio café, contando com a participação de lideranças femininas que têm se destacado na área.

“É uma atividade muito importante para nós. Cada mulher que participou do encontro volta para casa com mais vontade de se aperfeiçoar e empreender. Um evento que mostra a representatividade feminina”, destaca Lívia Grilli, secretária executiva da ACIAM e integrante da organização do simpósio.

Mulheres sendo homenageadas

Lideranças femininas foram homenageadas no evento. (Foto: Portal Caparaó)

 

compartilhe