Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,25
Dólar R$ 5,16
Dia de sol com aumento de nuvens a partir da tarde. Não chove.
Belo Horizonte
30º 12º

Sistema de Recadastramento de Pescadores tem alterações; saiba o que mudou

Governo vai é analisar aproximadamente 65 mil pedidos de atualização cadastral em todo o país

Prazo para que os pescadores façam o recadastramento vai até setembro de 2023 (Foto: Mapa)
Vivia de Lima
5 de agosto de 2022
compartilhe

A Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) criou uma  força-tarefa  para agilizar a análise dos requerimentos de recadastramento de pescadores no novo Sistema Informatizado de Registro da Atividade Pesqueira (SisRGP 4.0) O objetivo é analisar até 65 mil pedidos de atualização cadastral em todo o país. A força-tarefa é composta de 107 servidores.

O Sistema SisRGP 4.0 também teve o horário de funcionamento ampliado, e irá operar das 7h às 22h todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados. Segundo O Ministério da Agricultura, com essas mudanças, os usuários terão mais flexibilidade para efetuar seu recadastramento, e fazer qualquer um dos demais requerimentos feitos por meio do SisRGP 4.0. O prazo para o recadastramento no Registro Geral da Atividade Pesqueira vai até o dia 30 de setembro de 2023. O recadastro por meio do SisRGP 4.0 é obrigatório e, caso não seja realizado dentro do período estipulado, resultará no cancelamento da licença do pescador.

Novo sistema

Com o novo sistema, todos os pescadores e pescadoras profissionais no Brasil poderão realizar o cadastramento ou recadastramento de forma gratuita. O SisRGP 4.0 conta com funcionalidades e facilidades de uma plataforma 100% online, na qual os pescadores poderão efetuar solicitações, tais como edição de dados e impressão de segundas vias de licença, sem ter a necessidade de se deslocar até uma unidade física para requisitar um ou mais serviços públicos.

Para aqueles pescadores que não têm familiaridade com as ferramentas digitais, a SAP/Mapa disponibiliza materiais explicativos, como vídeos e manuais que orientam o pescador a usar o sistema, garantindo assim a sua autonomia. Se você pescador tem dúvidas sobre este serviço, basta entrar em contato pelos telefones: (61) 3276-4612; (61) 3276-4416 e (61) 3276-4422, ou pelo e-mail: pescador.sap@agricultura.gov.br

compartilhe