Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 6,36
Dólar R$ 5,59
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
Belo Horizonte
26º 18º

Soja e trigo garantem aumento na produção nacional de grãos

Segundo a Conab, o Brasil deve produzir 284,4 milhões de toneladas de grãos

(Foto: Mapa)
Guto Moreira
11 de janeiro de 2022
compartilhe

Hoje, dia 11, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou a quarta estimativa da safra de soja e trigo para 2021/22. É apontado um crescimento na produção de grãos em relação à temporada anterior. Segundo o levantamento, o Brasil deve produzir um volume total de 284,4 milhões de toneladas, um aumento de 12,5% ou 32 milhões de toneladas. O destaque é a soja, com aumento de área semeada de 3,8%, e para a safra do trigo, que foi encerrada com recorde de produção.

Com um crescimento de 3,8% na área e produção estimada de 140,5 milhões de toneladas, a soja mantém o país como o maior produtor mundial da oleaginosa. “A liderança do Brasil na agricultura mostra os avanços conquistados na produção brasileira de grãos”, disse o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro.

Já em relação ao trigo, a safra 2021 foi concluída e o volume total de produção é de 7,7 milhões de toneladas. O resultado final ficou acima do obtido na temporada passada, mesmo com as adversidades climáticas, estiagem e a incidência de geadas. Em dezembro, com a finalização da semeadura da maioria das culturas de primeira safra, a estimativa da área total a ser cultivada no país em 2021/22 é de 72,1 milhões de hectares, um crescimento de 4,5% sobre a safra anterior.

O Brasil exportou 86,1 milhões de toneladas de soja em grãos, superando o recorde observado para o ano de 2018.

compartilhe