Empresas interessadas devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação.
Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, agora conta com uma ferramenta para a atração de novos investimentos e geração de emprego e renda na região. De acordo com a prefeitura, um projeto de lei autorizando as medidas foi aprovado no município.
A carga tributária do Brasil é um peso para muitas empresas e os incentivos fiscais e estímulos econômicos são um mecanismo para a redução das cargas tributárias, movimentando o mercado e, beneficiando empreendedores e a sociedade como um todo.
Dentre os incentivos previstos no projeto está a autorização de o município conceder isenção total ou parcial de tributos municipais como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI); e Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). Dos estímulos econômicos, que independem da concessão dos incentivos fiscais, o projeto traz a possibilidade de o Município doar ou conceder direito real de uso de imóvel público, mediante contrapartida; execução de serviços, obras ou serviços de engenharia; pagamento de aluguel; desapropriação do imóvel de interesse do empreendimento; concessão de permuta de imóvel com serviço ou outro imóvel, conforme decreto.
De acordo com a prefeitura, os incentivos fiscais e estímulos econômicos só serão deferidos após a avaliação da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SMDCTI) e aprovação pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Governador Valadares (COMDEG), em que serão analisados os seguintes critérios:
“A lei de incentivos vem em um momento em que Valadares está ganhando destaque no cenário de atração de empresas com a entrada na Sudene e a atuação da Secretaria de Desenvolvimento por meio do seu Balcão de Negócios. A expectativa é que ela seja mais um motor para que nossa cidade seja cada vez mais competitiva e desenvolvida”, pontuou a secretária de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Beatriz Pereira de Almeida.