Microempreendedores individuais comparecem em grande número ao “MEI Day”.
A prefeitura de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, realizou essa semana o “MEI Day” em alusão ao Dia do Empreendedor. O objetivo do evento foi informar sobre os benefícios oferecidos para MEIs como linhas de crédito com baixas taxas de juros. Além disso, microempreendedores individuais inadimplentes puderam também aproveitar para se regularizar.
Instituições de ensino superior e vários bancos participaram do evento. Muitos profissionais não sabem, mas existem linhas de crédito exclusivas para o público, além disso, há várias instituições que ministram cursos de capacitação.
De acordo com o gerente de negócios do Banco do Nordeste, Marcos Frederico, essa foi uma oportunidade para que as pessoas conheçam as vantagens de ser MEI. “Temos linhas especiais de crédito para várias faixas de microempreendedores como para grupos de mulheres, comunidades vulneráveis e o Giro Solidário que tem disponível até R$21mil para capital de giro. As taxas e prazos são bem atraentes e diferenciadas para cada categoria”, explicou.
A microempreendedora, Kelly Melo aderiu ao MEI há 10 anos, mesmo assim foi participar do evento. Ela que trabalha no setor de buffet e vendas disse que o MEI foi a melhor coisa que fez porque perdia oportunidades por não fornecer nota fiscal.“Aqui hoje eu vim buscar informações porque o MEI oferece outros benefícios que eu desconheço e essa é a oportunidade de saber para crescer no meu negócio. Um dos benefícios que eu fiquei sabendo aqui hoje é sobre as linhas de créditos especiais que eu desconhecia. Agora sei das possibilidades que eu posso ter para crescer com meu empreendimento usando uma dessas linhas de crédito que os bancos estão oferecendo”, revelou.
Segundo Fernando Pascoal, secretário municipal de Fazenda, Valadares conta com cerca de 20 mil Microempreendedores Individuais (MEI). “Este número representa aproximadamente 72% do total de empresas estabelecidas na cidade. É uma atividade que cresceu quase 300% nos últimos 10 anos, o que demonstra a relevância destes empresários para o município. O governo municipal tem trabalhado para atrair médias e grandes empresas, mas também precisamos investir nesse público que é tão importante para a economia de Valadares. Com o MEI Day, vamos prestar todo o atendimento necessário para aqueles que querem empreender e para quem já é empreendedor em nossa cidade”, finalizou.