Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,23
Dólar R$ 4,79
Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.
Belo Horizonte
26º 13º

Valadares terá Serviço de Inspeção Municipal vinculado a Consórcio Público

O consórcio reúne 15 cidades do Leste de Minas e permite a comercialização entre elas de produtos de origem animal.

queijos especiais
Produtos de origem animal poderão ser vendidos em outros municípios. (Foto: Senar Minas)
Washington Bonifácio
4 de outubro de 2022
compartilhe

Vai acontecer nesta quinta-feira (06), às 14h, no auditório do Ministério Público, a cerimônia de implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado ao Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável do Médio Rio Doce (CIMDOCE).

O objetivo é unificar os serviços de inspeção dos Produtos de Origem Animal (POA) e promover orientação técnica e o desenvolvimento das Agroindústrias Familiares, as pequenas indústrias, agregando valor à produção e o fortalecimento das Cadeias Produtivas da Agropecuária.

A fiscalização educativa garante segurança alimentar aos produtores rurais que trabalham corretamente.  “O SIM vai determinar a inspeção em empresas que produzem, manipulam, beneficiam, transformam, industrializam, fracionam, preparam, transportam, acondicionam ou embalam produtos de origem animal destinados ao consumo humano, avaliando e fiscalizando as condições higiênico-sanitárias, normatizando o registro de rótulos e fiscalizando o trânsito dos mesmos”, afirmou o presidente da CIMDOCE, Marcílio de Paula Bomfim.

Comercialização

O SIM significa não só o livre trânsito de produtos na área de abrangência do consórcio, do estado ou até mesmo do país, dependendo da estratégia adotada pelo consórcio; mas, também a segurança sanitária; a ampliação da capacidade fiscal; a abertura de mercado para produtores locais; a redução de custos fixos; a oferta do Selo de Inspeção Municipal em pequenos municípios e uma maior integração regional.

“Quando o selo é isolado, ou seja, apenas municipal, o produto só pode ser comercializado dentro daquele município. Já de forma consorciada, o mesmo produto pode ser vendido para todas as cidades que compõem o consórcio, agregando valor e gerando empregos e renda. E o melhor, com segurança alimentar para toda a população; ou seja, todos saem ganhando com a implantação do SIM”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento  de Governador Valadares (SEMA), Ivan Fialho.

Os municípios com Leis Selo SIM aprovadas são: Governador Valadares  Alpercata; Alvarenga; Capitão Andrade; Conselheiro Pena; Engenheiro Caldas; Fernandes Tourinho; Galiléia; Itanhomi; Mathias Lobato (ainda não consorciado); Periquito (ainda não consorciado); Frei Inocêncio (ainda não consorciado); Sardoá; São Geraldo da Piedade e Tarumirim. É válido ressaltar que os que estão indicados como não consorciados, estão dentro do projeto; só não assinaram contrato ainda.

A cerimônia de lançamento será na rua Marechal Floriano, 635, centro.

compartilhe