Cafeicultora que vive em Três Pontas, no Sul de Minas, foi apresentada no início do ano pelo Governo Brasileiro e pelo Conselho Nacional do Café (CNC)
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil, também conhecido como Itamaraty, ratificou a indicação de Vanusia Nogueira, diretora da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), como candidata para a diretoria executiva da Organização Internacional do Café (OIC). O diretor-executivo tem uma gestão de cinco anos e não pode se reeleger.
Vanusia, que mora em Três Pontas, no Sul de Minas, foi apresentada no início do ano pelo Governo Brasileiro e pelo Conselho Nacional do Café (CNC). O início das avaliações dos candidatos aconteceu em setembro, quando países membros analisaram a capacidade, experiência e emitiram seus pareceres sobre os concorrentes, e acatou a candidatura da brasileira.
“Realmente é um nome de consenso. O CNC acredita na eleição de Vanusia, que é muito competente, e será fundamental na representação dos interesses da cafeicultura mundial”, disse Silas Brasileiro, presidente do CNC.
A Organização Internacional do Café (OIC) é a principal entidade intergovernamental para o café, reunindo governos exportadores e importadores para enfrentar os desafios do setor cafeeiro mundial por meio da cooperação internacional. A missão da OIC é fortalecer o setor cafeeiro global e promover sua expansão sustentável em um ambiente de mercado para o aperfeiçoamento de todos os participantes do setor.
Veja também: Vanusia Nogueira na OIC.
Sul Mineira é indicada para cargo na Organização Internacional do Café