O estudo também aponta que o consumo de café está associado a um menor risco de pneumonia em idosos
Nos Estados Unidos, pesquisadores da Northwestern University lideram a pesquisa “Dietary Behaviors and Incident COVID-19 in the UK Biobank” (em português: “Comportamentos dietéticos e incidentes COVID-19 no biobanco do Reino Unido”). O estudo indica redução de 10% no risco de contaminação pela Covid-19 por pessoas que consomem uma ou mais xícaras de café por dia.
Para os pesquisadores, o consumo de café se correlaciona favoravelmente com biomarcadores inflamatórios, que são também associados contra a gravidade e a mortalidade da Covid-19. Além disso, o consumo de café também foi associado a um menor risco de pneumonia em idosos.
Os dados foram coletados em uma comunidade espanhola de 913 voluntários com idade entre 75 a 90 anos. Sessenta e dois casos relataram sintomas compatíveis com o vírus; 6 deles morreram. Alto consumo de álcool e menor consumo de café e chá foram associados à gravidade da doença; outros comportamentos alimentares não foram considerados.
Ainda de acordo com os pesquisadores, “consumir mais café, vegetais e ser amamentado, bem como consumir menos carne processada, foram independentemente associados a menores chances de positividade para a Covid-19”.