Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,27
Dólar R$ 4,84
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
25º

Produtor precisa ficar atento e evitar perdas na plantação de soja

Plataforma especializada em agronegócios deu dicas de como evitar as perdas

Vivia de Lima
30 de junho de 2022
compartilhe

Perdas na colheita devem ser minimizadas, pois significam que algo está errado e ainda prejuízo financeiro para o produtor. Uma pesquisa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), as perdas após a colheita podem atingir 30% da produção agrícola no mundo. No Brasil, os números são menores e chegam a 20% contando com o armazenamento. Outro fato que precisa ser considerado é a  presença de contaminantes biológicos, físicos e químicos nas fases de pré e pós-colheita dos grãos contribuem para um prejuízo de até 10 %, segundo o Senar. A soja é um dos grãos que apresentam os percentuais de perda. Por isso, o Portal UaiAgro elencou alguns fatores que evitam o prejuízo. Para isso, contou com o apoio da Acero, que é uma plataforma especializada no agronegócio.

Para conservar os grãos de soja, é preciso estar atento a cuidados como o armazenamento adequado e higienizado para manter a qualidade dos grãos por mais tempo. Outros fatores que interferem na produtividade, conforme levantamento da Acero.

Para a colheita mecânica de soja, é recomendado de 18% a 13% de umidade do grão. Para armazenar por um período de até um ano, em temperatura média de 32ºC, é preciso secar esses grãos até atingirem 11% de umidade. Mas, no caso de mais de doze meses, essa umidade deverá chegar entre 9% e 10%, a depender da temperatura ambiente e da umidade relativa do ar.

Em ambiente úmido, os grãos secos absorverão a umidade do ar, e inversamente grãos úmidos em um ambiente seco perderão umidade para o ar, ocorrendo então a função da umidade relativa.

A umidade em excesso pode provocar:

  • grãos ardidos e contaminação por micotoxinas, inviabilizando a utilização na agroindústria ou na alimentação animal;
  • geração de calor no interior da massa de grãos armazenados;
  • reações bioquímicas que promovem a autodegradação dos grãos e a perda de qualidade;
  • perda de peso por causa da degradação dos carboidratos.

O teor de umidade dos grãos é essencial para as operações de pós-colheita, começando pelo armazenamento, depois transporte até a comercialização. A plataforma lembra que mesmo com as dicas, é essencial que um profissional capacitado faça e orienta no manejo do grão, garantindo mais aproveitamento da colheita.

compartilhe