Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,23
Dólar R$ 4,79
Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.
Belo Horizonte
26º 13º

Tecnologia permite piscicultor acompanhar a criação em tempo real

Informações são enviadas pela internet para o celular do produtor e facilita decisões

Vivia de Lima
9 de julho de 2022
compartilhe

Imagina receber na palma da mão, pelo celular, informações sobre a criação do seu animal em tempo real. Essa tecnologia já existe e foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).  Com o Sistema de Aquisição e Transmissão de Dados para Piscicultura em Tanques-Rede (Aqua-On), o produtor tem reunido em um único equipamento o monitoramento de parâmetros meteorológicos e de limites (referentes aos rios e lagos), informações importantes para a criação de peixes e consequente tomada de decisão de forma rápida.

O Aqua-On opera em alta frequência e utiliza tecnologia de código aberto, pois faz parte da iniciativa Open Source Inovation(OSI). O sistema usa transmissão de dados via rádio frequência de longo alcance, resultante da adaptação do Sistema Integrado de Monitoramento Ambiental desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A Fernanda Sampaio é pesquisadora da Embrapa  liderou a estudo. O Aqua-On pode ser adaptado à necessidade do sistema de produção. Entre os sensores que poderão compor o sistema estão os de monitoramento de variações térmicas atmosféricas e na coluna de água.“ Esse acompanhamento permite ao produtor identificar variações de temperatura que podem influenciar no manejo dos animais em produção, evitando estresse”, afirma. A solução aguarda parcerias para a finalização tecnológica e disponibilização ao mercado.  As empresas interessadas devem entrar em contato com Álvaro Spinola e Castro pelo e-mail cnpma.spat@embrapa.br. 

Como funciona

De acordo com a Embrapa, com o Aqua-On a transmissão é feita via comunicação LoRa da plataforma flutuante até uma estação em terra, com acesso à internet via WiFi e os dados ficam disponíveis em um aplicativo desenvolvido para celular.

Seu modo de funcionamento começa com a coleta e transmissão dos dados de temperatura em diferentes profundidade e superfície da água. Também são coletados dados meteorológicos: umidade e temperatura do ar, velocidade e direção do vento, volume de chuva acumulado, pressão atmosférica e irradiação solar.

A cada cinco minutos, é realizada uma amostragem que coleta um conjunto completo de dados. A transmissão é feita de a plataforma flutuante para o escritório da piscicultura, com distância de aproximadamente 500 metros. Os dados são enviados para um site de armazenamento de dados na nuvem. Foi desenvolvido um aplicativo Android que mostra os valores das variáveis no instante que foram recebidos pelo aplicativo.

compartilhe