Evento é em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora e Jardim Botânico
O Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), recebe no sábado (20), às 14h, será realizado um evento gratuito “Prosa e cantoria: Cultura, agrobiodiversidade e extensão rural”. Vai ter roda de viola e conversa sobre agroecologia.
O evento, aberto ao público, terá a palestra do professor Matheus Ramirez da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O docente atua em disciplinas na área da extensão rural e sociologia e antropologia rural. Esta é a segunda atividade do projeto de extensão realizado pela Prefeitura de Juiz de Fora em parceria com o Jardim Botânico: conservação da agrobiodiversidade no âmbito do Centro de Pesquisa da UFJF.
Além disso, a atividade vai discutir a importância da cultura para a agricultura familiar. Com a viola caipira na mão, Chico Lobo toca e canta folias, congados, catiras, modas e demais ritmos que enfocam suas raízes mineiras e brasileiras no país e para o mundo.
“Eventos de extensão como esse são muito importantes para divulgar, informar e sensibilizar a população sobre a importância da agricultura familiar e da agroecologia em um momento em que o Brasil libera um número cada vez maior de agrotóxicos já banidos em diversos países do mundo. Convidamos a todas e todos para aproveitar o sábado à tarde no Jardim Botânico, para adquirir conhecimento de forma leve, com música e ainda sentindo a natureza do espaço”, ressaltou a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fabiola Paulino da Silva.
A atividade é para incentivar a interação entre o campo e a cidade, além da reflexão sobre a agrobiodiversidade. “Buscamos o fortalecimento da agricultura familiar na região. Este é o segundo seminário, e o objetivo principal é discutir o processo de formação, mobilização e sensibilização do município para a agricultura familiar”, disse o diretor do Jardim Botânico, Gustavo Soldati.