Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,26
Dólar R$ 4,85
Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
Belo Horizonte
24º

Peixes ornamentais vão auxiliar no ensino e pesquisa na Zona da Mata

A Zona da Mata é a maior produtora de peixes ornamentais no Brasil, com grande concentração de piscicultores

Exemplares vão ser usados para estudos de novas tecnologias de criação ornamental (Foto: Emater).
Vivia de Lima
30 de outubro de 2022
compartilhe

A Zona da Mata é a maior produtora de peixes ornamentais no Brasil, com grande concentração de piscicultores. Além do clima favorável, da grande disponibilidade de água e da proximidade com os grandes centros, a atividade na região popularizou-se como uma alternativa de renda para famílias de áreas rurais. Neste contexto, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) está recebendo novas espécies de peixes para a composição do plantel do Centro de Referência em Piscicultura Ornamental de Água Doce da Zona da Mata Mineira, instalado no Campo Experimental de Leopoldina.

Foram adquiridos mil exemplares de carpas especiais (de coloração marcante), 750 carpas véu, 200 kinguos RedCap, 200 kinguios vermelhos, 200 kinguios cometas cálicos e 50 kinguos Pandas. “Além desses, estão para chegar também 40 acarás bandeira, 20 barbus, 30 bettas, 50 colisas, 60 espadinhas, 20 guppys, 60 molinésias, 60 platis, 40 cascudos, 30 paulistinhas, 30 trichogaster, 30 limpa vidros, e 10 ramirezis”, informa o pesquisador Alexmiliano Vogel.

Cadeia produtiva

Os novos peixes serão aproveitados nas atividades de ensino, pesquisa e extensão em prol do desenvolvimento da cadeia produtiva.  Segundo o Governo de Minas, esses exemplares serão utilizados para atender à demanda dos produtores de peixes ornamentais, para o desenvolvimento de novas tecnologias e para pesquisas específicas para o setor”, acrescenta Alexmiliano.

Criado em 2017, o Centro de Referência conta com a parceria de instituições como as universidades federais de Minas Gerais (UFMG), de Viçosa (UFV), de Lavras (Ufla) e de Juiz de Fora (UFJF), para desenvolver novas tecnologias, testar, treinar e apoiar a cadeia produtiva de peixes ornamentais de água doce na Zona da Mata Mineira e em outras regiões brasileiras. na Zona da mata, a criação de peixes ornamentais é predominante nos municípios de Barão do Monte Alto, Eugenópolis, Miradouro, Muriaé, Patrocínio do Muriaé, Rosário da Limeira, São Francisco do Glória e Vieiras.

compartilhe