Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,23
Dólar R$ 4,79
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
26º 12º

Fazenda Experimental quer recuperar mata em represa de Juiz de Fora

Já foram plantadas 40 mil mudas às margens da represa

Projeto começou em 2021 (Foto: Cesama).
Vivia de Lima
23 de novembro de 2022
compartilhe

A Fazenda Experimental da Universidade Federal de Juiz de Fora quer recuperar as áreas desmatadas com reflorestamento de diferentes espécies nativas da Mata Atlântica. A área é de 250 hectares, mas apenas 50 deles são preservados. Até o momento, pesquisadores e estudantes da instituição plantaram 40 mil mudas nas margens da bacia, o que corresponde a 23 hectares. A iniciativa é para manter a qualidade da água. Atualmente a represa Chapéu D’Uvas é responsável  por 50% do abastecimento de Juiz de Fora.

A importância ambiental da fazenda vai além da região de Juiz de Fora. O trabalho de reflorestamento que vem sendo feito vai contribuir também, em certo grau, para a redução das mudanças climáticas. As árvores que ali estão sendo plantadas vão absorver o dióxido de carbono e converter em biomassa, o que ajuda no desenvolvimento das plantas e diminui o impacto dos gases de efeito estufa.

Por trás do plantio das mudas, várias pesquisas acadêmicas vêm sendo desenvolvidas. No momento, cerca de dez trabalhos de mestrado e doutorado estão em elaboração tendo como foco as potencialidades da Fazenda Experimental. Para o professor de ecologia do ICB André Megali, o projeto tem um viés ecológico mais profundo, que transpassa o reflorestamento, já que há estudos voltados também para a fauna e questões hídricas.

O projeto tem uma grande importância ecológica e acadêmica, mas também tem um potencial econômico relevante. A ideia é, no futuro, termos ali uma capacidade de produção de mudas para projetos de reflorestamento de Áreas de Proteção Permanente (APPs); pode ser trabalhada também a questão de agrofloresta em toda região. Assim, você consegue restaurar a área de mata com fins econômicos para produção e cultivo de frutas inativas e trazer algum benefício econômico para as pessoas que ali estão”, destaca André.

Raízes para o Futuro

O Raízes para o Futuro é uma iniciativa do Núcleo de Integração Acadêmica para Sustentabilidade Socioambiental (Niassa) do ICB, desenvolvido em parceria com a concessionária Via 040 e o projeto BEF-Atlantic, que faz parte de uma colaboração entre o Niassa e a Universidade Técnica de Munique (TUM). O trabalho de planejamento e plantio das mudas teve início em outubro de 2021.

compartilhe