O projeto foi criado em 2010 para fortalecer o cultivo sem agrotóxicos e de maior variedade de alimentos
O projeto Roça Variada do Banco de Alimentos de Ubá foi uma das cinco iniciativas inovadoras apresentadas durante a programação do Encontro Nacional de Bancos de Alimentos. A divulgação das experiências selecionadas pelo Edital de chamamento público da Rede Brasileira de Banco de Alimentos (RBBA), visa contribuir para o fortalecimento dos equipamentos. A ideia é compartilhar metodologias que possam ser replicadas, continuadas, ampliadas ou aprimoradas por outros bancos de alimentos.
O projeto foi criado em 2010 para fortalecer o cultivo sem agrotóxicos e de maior variedade de alimentos por agricultores familiares do município. O objetivo é aumentar a lucratividade dos produtores, uma vez que amplia as opções de mercado, além da melhoria do perfil nutricional dos beneficiários do BA, graças à variação dos itens comercializados pela agricultura familiar nas políticas públicas. 72 agricultores familiares participam da iniciativa.
O Encontro Nacional, realizado na primeira semana de novembro, reuniu bancos de alimentos públicos e privados, organizações da sociedade civil, gestores municipais, além do Ministério da Cidadania, do SESC Mesa Brasil, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Foram debatidos redução da perda e do desperdício e o fortalecimento do processo de captação de doações, armazenamento e distribuição dos alimentos com qualidade a quem mais necessita, promovendo o Direito Humano à alimentação adequada.
Durante o evento, o projeto ubaense foi apresentado pela gestora do Banco de Alimentos (BA) de Ubá, a Nutricionista Gisely Peron Gasparoni. “Estar entre as iniciativas selecionadas, disputando com projetos de entidades renomadas e com políticas de Estado de diversos locais do Brasil, é motivo de muito orgulho e felicidade para todos nós. Fomos o único município do interior e da Zona da Mata entre os contemplados pelo Edital. Esse é um reconhecimento muito importante do trabalho desenvolvido pelo Banco de Alimentos e pelos nossos parceiros no município”, afirmou Gisely.
Confira as iniciativas inovadoras para a Gestão de Banco de Alimentos selecionadas:
1º Lugar: “Férias sem Fome” – Rede Mesa Brasil SESC/Minas Gerais.
2º Lugar: “A experiência desruptiva do Banco de Alimentos” – Complexo Nova Ceasa Social/Piauí.
3º Lugar: “Inovação em práticas de arrecadação e distribuição de doação de alimentos” – Ceagesp/São Paulo.
4º Lugar: “Roça Variada” – Banco de Alimentos de Ubá/Minas Gerais.
5º Lugar: “Banco de Alimentos: Base para Segurança Alimentar” – Banco de Alimentos de Araraquara/São Paulo.