Evento ficou suspenso por dois anos devido à pandemia, e retoma as atividades com expectativa de movimentar a cidade
Em Itapecerica, na região Centro-Oeste do estado, começa hoje o 14º Festival de Gastronomia Rural da cidade. Até domingo, milhares de visitantes vão aproveitar as atrações culturais e receitas culinárias. A expectativa da prefeitura é que pelo menos 80 mil pessoas participem da programação durante os quatro dias.
O evento acontece no centro da cidade e a entrada é gratuita. Hoje, à partir das 10h, acontece a cerimônia de abertura oficial do festival, em frente à prefeitura, com a presença do governador Romeu Zema. Também será feita a assinatura da ordem de serviço para construção do Complexo Cultural de Itapecerica – Mercado Municipal “Mineirinho”, Centro Gastronômico e Memorial de Itapecerica. Em seguida, tem cortejo com participação de Folias de Reis. Ao meio-dia o público vai poder acompanhar uma apresentação culinária, com receita de tutu de jiló. O dia segue com várias apresentações musicais.
Além de muita música, o público vai se deliciar com gastronomia rural de qualidade, artesanato local e produtos da agricultura familiar, além de doces e quitandas da roça. De acordo com a organização, são esperados pelo menos 65 expositores, entre barracas, bares, restaurantes e agricultores da cidade.
Ao longo dos quatro dias de evento, vão ser várias oficinas gastronômicas com chefs de cozinha que vão ensinar ao público receitas como Galopé, Frango ao Molho Pardo, Biscoito Frito, entre outros. As inscrições são feitas em frente na praça do coreto, até uma hora antes do início de cada aula. Em todos os dias vai haver também apresentações musicais.
Nas barraquinhas, os expositores vão preparar receitas com ingredientes da agricultura familiar, quitandas, pratos como frango com quiabo, linguiça com jiló, pastel de angu, entre outras receitas.