Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,25
Dólar R$ 4,81
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
25º

Produtores de uva de Muriaé trocam experiência com agricultores da região

Produtores participaram do Dia de Campo na cidade de Vieiras e participam de capacitação sobre a plantação de uvas e vinhos

Encontro permitiu a troca de experiência entre produtores da fruta, na Zona da Mata de MG (Foto: Prefeitura de Muriaé).
Vivia de Lima
8 de setembro de 2021
compartilhe

Produtores rurais de Muriaé foram até a cidade de Vieiras, na Zona da Mata mineira para  participarem do ‘Dia de Campo da Uva’, realizado na Fazenda Mundo Novo. Participaram também especialistas em vinhos e uvas como professor-doutor Sérgio Montoike e professor-doutor Sebastián Montoya, ambos da Universidade Federal de Viçosa e o técnico agrícola da Emater José Roberto. Ambos fizeram várias abordagens sobre o cultivo de uvas além da produção de vinho.

O presidente da associação Uvas da Serra de São Sebastião da Vargem Alegre (USSVA), Amaury Guarçoni, explicou que o número de produtores e a alta qualidade da produção tem permitido ao agricultor ampliar a área cultivada e a melhora da renda. “A produção iniciada na região de Vieiras vem conquistando o mercado regional pelo sabor e qualidade das uvas produzidas. O objetivo da associação é trabalhar para melhorar a qualidade da mão de obra do jovem produtor rural, e da renda. Dessa forma, permite a permanência do trabalho no campo em melhores condições.” Os integrantes da associação, inclusive, já

Incentivo para continuar no campo

O ‘Dia de Campo’ em Vieiras foi considerado uma oportunidade de troca de experiências e informações para todos que buscam criar na região um polo na produção de uvas e trabalhar com as mais variadas formas de produzir e comercializar a fruta.

A Prefeitura de Muriaé vem reunindo produtores do município e cidades vizinhas de maneira a incentivar a produção de alta qualidade nos parreirais, propiciando, no futuro, a produção de vinhos locais, sucos natural de uva, uvas “in natura”, geleias e doces para atender ao mercado local e revenda em outros mercados.

compartilhe