Para ter acesso às maquina, produtor precisa estar cadastrado no programada Agricultura Familiar
Somente quem trabalha no campo sabe o tempo e o trabalho que dá para fazer o plantio manual. O Joaquim Alves é produtor de milho há, pelo menos, quinze anos. Durante todo esse tempo, ele fazia o plantio com auxílio de equipamentos simples e manuais. Mas, neste ano, ele passou a contar com a patrulha mecanizada. “Para nós que somos pequenos produtores não compensar adquirir esse maquinário para usar somente duas vezes no ano”, reforçou.
As máquinas que o Joaquim se refere fazem parte de um projeto da Prefeitura de Muriaé. Para ter acesso a elas, os produtores e agricultores devem estar cadastrados. Desde o mês de julho, a cidade conta com o Projeto Patrulha Mecanizada. Na prática, as máquinas são oferecidas em sistema de rodízio quando são emprestados tratores ao pequeno produtor rural para auxiliar o arado e preparo da terra que vai receber as sementes.
Para se beneficiar, é necessário que o homem do campo esteja cadastrado no programa da Agricultura Familiar. O plantio de grãos pode até ser feito de forma manual, com enxadas ou plantadeiras, porém com a patrulha mecanizada, a atividade que teria a duração de um dia inteiro é resolvida em poucas horas. Os tratores garantem agilidade no serviço para a semeadura de milho, amendoim, mandioca, capim, entre outras culturas. Os produtores das regiões do Divisório, São Fernando, Rio Preto, Sossego, Fazenda Boa Vista (Dona Ieda) e Fazenda Mikamay e em propriedades localizadas nos distritos de Boa Família, Itamuri, Pirapanema e Vermelho já foram beneficiados.
Para realizar o serviço de gradear e arar a terra é preciso protocolar o pedido na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ou mesmo procurar o almoxarifado da Prefeitura, localizado na Rua Francisco Theodoro Filho, bairro São José. Dúvidas sobre os serviços podem ser sanadas pelo telefone (32)3696 – 3362