Cultivo do morango passa de geração em geração na cidade
A produção de morangos é forte na região de Alfredo Vasconcelos. Até o dia 21 de agosto, acontece o XXII Festival de Morangos, Rosas e Flores na cidade. O cultivo é feito com zelo e o cuidado com a plantação é passado de geração a geração.
O trabalho com a produção de morangos começou para o Edevaldo há 11 anos. Ele deu início à plantação e trouxe toda a família para o negócio. Segundo o produtor, os morangos são cultivados sem agrotóxicos. A plantação é suspensa e utiliza calhas de isopor e sacos plásticos para sustentação dos pés da fruta. A família de dez irmãos acorda cedo todos os dias e vai para a lavoura. Eles cuidam de tudo, desde o plantio, à colheita. Aqui são cultivados 132 mil pés de morango.
“A gente trabalha sempre para melhorar a qualidade do produto e angariar um valor melhor no final da safra. Começamos com um canteiro bem pequeno e depois partimos para algo maior”, contou o produtor Edevaldo Sócrates. A produção é vendida para a capital de Minas, Belo Horizonte.
A família agora trabalha em projetos para exportar o produto para fora do Brasil e fazer com que o morango de Alfredo Vasconcelos ganhe o mundo todo. O Edevaldo e outros dez produtores seguem empenhados em vender o produto para outros países.