Doze trabalhadoras rurais de Caraí receberam a capacitação gratuita.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Teófilo Otoni, promoveu o curso de Produção Artesanal de Alimentos, na zona rural do município de Caraí, no Vale do Jequitinhonha. Doze produtoras rurais da região participaram da capacitação que terminou nesta sexta-feira (30).
O curso, com aulas teóricas e práticas tem instrução da nutricionista Paula Figueiredo. Segundo as diretrizes do curso, os participantes aprendem a identificar os cuidados higiênicos e sanitários para o processamento de alimentos, observando a legislação e adequando o local de trabalho.
“Além disso, eles aprendem a identificar peculiaridades das matérias primas utilizadas nas preparações, reconhecendo as funções tecnológicas de cada uma, realizar a seleção das matérias primas recebidas, observando os cuidados no armazenamento e deixando-as separadas dos materiais de limpeza; e preparar produtos artesanais assados utilizando técnicas corretas de produção”, explica a instrutora.
O curso foi promovido na comunidade Córrego São José, na propriedade e agroindústria familiar da produtora rural e participante, Milza Gomes Silva. Ela explica a necessidade de se atualizar e buscar novos conhecimentos, a fim de agregar valor aos produtos e ampliar a comercialização. “A turma está bem formada e bastante interessada. É um curso muito importante pois está capacitando 12 produtoras da região e algumas vivem justamente da renda e da comercialização de produtos como rosca, pão caseiro, biscoito de polvilho, entre outros produtos”, afirma Milza Silva.
O trabalhador rural que desejar participar de algum dos cursos do Senar Minas, pode entrar em contato com o Sindicato dos Produtores Rurais de Teófilo Otoni por meio do telefone (33) 3521-2378 ou pelo telefone celular (33) 99947-0455. Todos os cursos do Senar Minas são gratuitos.