Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,23
Dólar R$ 4,79
Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.
Belo Horizonte
23º 13º

Produtores da Zona da Mata visitam vinícolas no Sul de MG

Grupo conheceu os processos de produção do vinho e tiveram experiências diferentes

A uva é a segunda aposta da região de São Sebastião da Vargem Alegre e Miraí na fruticultura. (Foto: Senar)
Vivia de Lima
4 de novembro de 2022
compartilhe

Um grupo de 22 produtores de Miraí, São Sebastião da Vargem Alegre, Muriaé e Guiricema visitou a unidade da Epamig em Caldas e produtores artesanais de vinho em Caldas e Andradas. Os visitantes são produtores experientes e iniciantes em busca de novas experiências com manejo e tecnologias. Eles conheceram o processo da produção de uvas, vinhos e suco de uva.

Todos viram de perto o manejo na propriedade do técnico da Emater, Deny Alves Alvarenga, e participaram de degustações comentadas. Por lá os produtores vivenciaram a experiência completa: a escolha das mudas, o sistema de condução, espaçamento e cuidados do solo e fitossanitários, além do manejo agroecológico. “A ação foi muito bem orquestrada pelo Sistema Faemg Senar. Eles estão interessados em resolver problemas. E quem ainda vai ingressar na atividade já quer começar da forma correta”, comentou Deny.

A vinícola da Epamig produz um dos vinhos mais renomados do Brasil e foi lá que o grupo teve mais vivência parte técnica na vinícola e no parreiral. Os produtores degustaram vinhos, espumante e suco.

Três gerações

A turma também esteve na propriedade de Adrien Junqueira, produtora cuja família mantém a produção de vinhos artesanais, sem conservantes, há três gerações, somando mais de 100 anos de história. “Receber o grupo em nosso sítio foi muito gratificante. Conseguimos trocar experiências e contar um pouco da nossa história e anseios futuros. Esse tipo de troca serve como combustível para que continuemos nesse caminho com as uvas”.

Uma das propostas levantadas pelo grupo é o trabalho nas vinícolas voltado para o turismo, como uma nova fonte de renda. Em Andradas, eles conheceram esse processo na tradicional Casa Geraldo. Durante a visita técnica, conheceram o processo de produção e comercialização e finalizaram os trabalhos com degustação de vinhos e um tradicional cafezinho mineiro.

compartilhe