Certifica Minas Café é o primeiro selo de certificação de propriedades cafeeiras no Brasil
O Programa Certifica Minas Café recebeu do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Termo de Reconhecimento em Boas Práticas Agrícolas, durante a final do 19° Concurso Estadual de Qualidade de Café, em Belo Horizonte.
O superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa, Feliciano Nogueira de Oliveira, explica que o termo é entregue a entidades públicas e privadas que promovem um conjunto de princípios, normas e recomendações técnicas aplicadas nas etapas da produção, processamento e transporte de alimentos e produtos não alimentícios de origem vegetal.
“Em especial à cafeicultura, haja vista todo o trabalho feito de boas práticas agrícolas que são implementadas na execução do Programa, além das práticas de responsabilidade ambiental e social”, finaliza.
Minas Gerais é o maior produtor de café do Brasil, sendo responsável por mais da metade da safra nacional, com uma área cultivada de cerca de 1 milhão de hectares. Atualmente, há 800 cafeicultores certificados pelo Programa que tem como diferencial a gratuidade da certificação oferecida para os agricultores familiares. O processo de auditorias leva os produtores à obtenção do Certifica Minas Café, primeiro selo de certificação de propriedades cafeeiras no Brasil emitido por uma instituição governamental.
O interessado deve possuir inscrição estadual em Minas Gerais, requerer ao IMA a certificação, assinar o contrato e receber auditorias nos empreendimentos inscritos no Certifica Minas, além do pagamento das taxas de certificação, quando aplicáveis. O certificado tem a validade de um ano, podendo ser revalidado, de acordo com o interesse do produtor, após novas auditorias do IMA, o órgão certificador oficial do estado.