Encontro contou com a participação de representantes do executivo municipal e produtores rurais da região; Última edição aconteceu em 2019
Juiz de Fora iniciou as tratativas para a edição do Torneiro Leiteiro de 2022. A primeira reunião entre com os produtores rurais aconteceu na última semana, no Teatro Paschoal Carlos Magno. A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), iniciou um movimento de diálogo com os produtores tanto dos distritos quanto dos bairros da zona rural do município. A última edição do evento foi em 2019.
Para este primeiro momento, a Secretaria de Turismo (Setur) e a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) fizeram parte da construção de uma proposta, numa espécie de projeto piloto para ser debatida e construída em parceria com a comunidade rural. Conforme o executivo, de acordo com o amadurecimento da proposta, outras secretarias e parceiros devem ser envolvidos. “Foi dado o primeiro passo, mas o diálogo não se esgota, já que o objetivo que orienta toda equipe envolvida é de continuar esse movimento de aproximação, escuta e cooperação junto a população rural, para que as ações de apoio ao evento possam ser delineadas da melhor forma”, definiu a gerente do Departamento de Apoio à Produção Sustentável, Poliana Cardoso.
Anualmente o torneio leiteiro de Juiz de Fora movimenta o mercado local. É uma oportunidade de os produtores trocarem informações entre si e com técnicos da área. É também uma oportunidade para moradores das áreas urbanas de ver como é feito o manejo e ordenha dos animais. Em edições anteriores, durante o torneio há palestras dos mais variados assuntos do setor agropecuário e temas voltados às necessidades da comunidade. Exposições de produtos do Empório Rural e atrações culturais como shows, bingos e sorteios complementam a programação.