Este é o primeiro plantio da cultura na região que já tem comprador previsto
Os produtores rurais de Conselheiro Pena, no Vale do Rio Doce, na região Leste de Minas, aceitaram um novo desafio. A região, que tem a pecuária leiteira e o café como principais culturas, agora está apostando também no gengibre. O secretário municipal de agricultura, Geraldo Rios, apresentou a ideia aos produtores. Ele e o vereador Ronei Carlos (Podemos) são os percursores do projeto que promete mudar a realidade econômica de várias famílias da região, por meio da agricultura. De acordo com o secretário, o plano é vender para a iniciativa privada.
A raiz tem sido vista como uma ótima oportunidade de negócio para os produtores. Eles já se preparam para vendê-la para a iniciativa privada. Para mostrar que este é um projeto confiável, o vereador Ronei Carlos, que também é produtor rural, abriu o caminho plantando no terreno dele. O mesmo foi feito pelos demais produtores. Já está quase na hora da colheita.
“Daqui a dois meses, nós vamos colher o gengibre e fazer a estimativa de produção”, disse Ronei Carlos.
A ideia é colher o gengibre de uma determinada área e fazer os cálculos multiplicando a quantidade de quilos colhidos pelas demais áreas plantadas, para assim saber quanto cada produtor vai ter de lucro com o plantio. A empresa compradora é do Espírito Santo e já informou que não vê a hora de chegar a colheita. O gengibre de Conselheiro Pena será exportado para os Estados Unidos da América.
“Pra nós é uma honra saber que um produto nosso está sendo levado para tão longe e dando renda aos nossos produtores”, finaliza o vereador e produtor rural Ronei Carlos.
Além do projeto do gengibre, a compra de hortaliças pelo município e o estado tem sido outro incentivo aos produtores. A primeira ação desenvolvida foi regularizar as associações de moradores para que os trabalhadores pudessem participar dos programas de aquisição de alimentos do governo.
A prefeita Nádia Filomena Dutra França contou ao Portal Uai Agro que foi diretora escolar durante 18 anos e que sempre quis comprar dos produtores, mas não conseguia. Quando entrou para a política, ela apresentou essa demanda à equipe de trabalho como uma prioridade no governo.
“É preciso entender que o desenvolvimento econômico está no campo. Então nós precisamos valorizar o trabalhador rural e dar condição para que ele trabalhe e desenvolva todo o nosso município”, disse a prefeita.
Os produtores já conhecem as normas com relação à qualidade dos alimentos. Eles plantam, colhem e a prefeitura busca nos distritos. Para este ano, já existe uma venda prevista no valor de R$ 500 mil incluindo compras das escolas municipais e estaduais. Esse dinheiro será entregue às associações que vão dividir a verba entre os produtores, de acordo com as entregas.
“Nós da secretaria damos aos produtores todas as orientações de plantio e preparação da terra. A gente ajuda também na montagem dos projetos para concorrer na chamada pública. Estamos planejando melhorar ainda mais esse atendimento nos próximos meses”, revela Geraldo Rios, secretário de agricultura.
Com o andamento dos projetos, a prefeita de Conselheiro Pena ganhou o troféu de 1º lugar no Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae, na categoria Compras Governamentais. A premiação foi em Belo Horizonte e aconteceu neste ano. O evento reconhece os gestores que se destacam, em Minas Gerais. Ela recebeu a premiação, por causa do trabalho desenvolvido na zona rural da cidade.
“O interessante é que eles vêm até à cidade para conferir se as informações apresentadas lá são verdadeiras. Aí viram que realmente o trabalho é muito sério e tem sido inovador”, disse a prefeita.