O prefeito André Merlo cobrou que algumas responsabilidades referentes ao desenvolvimento do Pico sejam descentralizadas do Estado
O Governador Romeu Zema(Novo) se encontrou, no fim da semana passada, com o prefeito André Merlo (PSDB) e lideranças do turismo em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, para tratar sobre medidas que fomentem as visitações na Ibituruna, principal ponto turístico da cidade.
André Merlo explicou sobre a necessidade de descentralizar do Estado algumas responsabilidades referentes ao desenvolvimento de atividades no Pico e destacou a importância da administração municipal ter mais autonomia na gestão desses processos.
“Nós queremos assumir legalmente esse compromisso porque já é a Prefeitura de Valadares que faz a gestão. O Pico da Ibituruna está em Governador Valadares, mas ele representa Minas Gerais inteira para o mundo. O que nós queremos agora é a parceria do Estado para o desenvolvimento e tenho certeza que juntos vamos conseguir mais recursos. Pessoas moram aqui, pessoas produzem aqui, já estamos preparados para ser uma grande atração para todo o Brasil.”
O prefeito ressaltou ainda que o município tem dificuldade de viabilizar atrações turísticas devido a morosidade na aprovação de projetos legalmente. “Temos projetos para trazer atrações que estão engavetados, porque não conseguimos viabilizar com órgãos responsáveis. Precisamos desburocratizar os processos e quero deixar claro que nós queremos fazer isso com harmonia, protegendo a natureza. Tenho certeza que quando conseguirmos vamos ter mais defensores e ajuda na preservação”, afirmou.
O governador Romeu Zema ressaltou os benefícios do turismo para desenvolvimento integral dos municípios e prometeu avaliar quais responsabilidades sobre o desenvolvimento turístico do Pico da Ibituruna podem ser repassadas para administração da Prefeitura.
“Pelo que eu pude ver a área já está propícia a receber turistas, o que nós precisamos fazer agora é começar a estruturar. Temos regiões serranas no Brasil que atraem milhares de pessoas, por ano, gerando emprego, desenvolvimento. Vamos analisar a melhor forma para levarmos esse projeto adiante. Sabemos que não é fácil, mas o estado vai dar total apoio. Deixo o secretário Leônidas com a missão de avaliar quais questões o município pode assumir, e o estado faz o repasse para o custeio e manutenção. Queremos que a Ibituruna seja algo que ajude a atrair turistas e levar o nome de Governador Valadares longe.”
A reunião contou ainda com a presença de secretários do município e do estado, além de representantes de entidades de classe, moradores e empresários da região.
O Pico da Ibituruna é conhecido mundialmente por causa do campeonato que voo livre que acontece, todo ano, na cidade.