Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,23
Dólar R$ 4,79
Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.
Belo Horizonte
26º 13º

Terra do pai da Aviação: Santos Dumont busca destaque no Turismo Rural

Cidade da Zona da mata teve formatura de novos agentes para divulgar a cidade

A rota das Águas de Santos Dumont surgiu com a ideia de desmistificar uma história regional (Foto: Divulgação).
Vivia de Lima
26 de novembro de 2022
compartilhe

Quinze novos agentes se formaram para atuar no turismo rural, na cidade de Santos Dumont, na Zona da Mata. No evento de formatura, novos roteiros turísticos foram apresentados, com uma mistura de atrativos históricos, ecoturismo, culinária e autoconhecimento.

Essa foi a quinta turma de agentes de turismo rural formada na região de Juiz de Fora este ano. As anteriores foram em Baependi, Cataguases, Rio Preto e Conselheiro Lafaiete. Em Caxambu, outro curso está em desenvolvimento, e deve ser concluído em dezembro. Wander Magalhães, gerente regional do Sistema Faemg em Juiz de Fora, afirma que esse é um programa importante para o desenvolvimento das cidades, que devem aproveitar o potencial turístico para atrair investimentos. “Agora a cidade vai contar com 15 novos agentes, focados no desenvolvimento turístico da região. Santos Dumont, conhecida como a terra do pai da aviação, também tem em sua história a pecuária leiteira, com a primeira indústria de laticínios da América Latina. Além disso, é reconhecida por sua diversidade natural, atrativos que podem ser muito bem aproveitados por esses novos profissionais”, disse.

O secretário de turismo e esportes da cidade, Fabrício Corrêa de Andrade, a acredita que a nova turma pode ajudar na divulgação da cidade. “Nós temos o melhor dos dois mundos. Temos atrativos históricos e naturais, além de ótimos acessos, próximos às principais cidades da região. Temos muita história no museu de Cabangu e no distrito de Dores do Paraibuna. Também contamos com represas, cachoeiras e natureza preservada para quem busca paz e sossego”, relatou.

Preparativos para atuar

O grupo Tão Vão, reuniu pessoas de diversas idades e áreas de atuação. Profissionais de turismo, comunicação, donos de hotéis e pousadas aproveitaram para aprender mais sobre turismo, se atualizar e melhorar os produtos que poderiam ser ofertados aos consumidores. Kennedy Fernandes é dono do hotel fazenda Aurora, local onde foi realizada a cerimônia de formatura. Ele é um dos novos agentes que vão poder atuar na região. “Aqui na pousada a gente sempre tenta receber o turista com conforto e boa comida. Mesmo já trabalhando há muitos anos com o turismo, eu aprendi novas maneiras de tratar e fidelizar o meu público”, disse

Programação para quem procura contato com a natureza e autoconhecimento. inclui visita ao museu de Cabangu, almoço ovolactovegetariano em um sítio, colheita de ervas e folhas para chás. Experiência ideal para quem procura apreciar a natureza e praticar meditação.

Além dos roteiros, o grupo também desenvolveu um novo prato, o Tão Bão, um bolinho de chuva recheado com doce de leite Borboleta, tradicional da cidade. Os roteiros já estão à venda. Para contratar ou saber mais, acesse a página do grupo no Instagram: tao.vao.tur

compartilhe