Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,23
Dólar R$ 4,79
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
25º 12º

Áreas rurais de Juiz de Fora vão ter acesso a rede 4G e telefonia móvel

Ideia é levar a cobertura móvel 4G para regiões desconectadas da cidade;

O técnico contratado da vencedora do chamamento público, avaliou e demarcou alguns terrenos que vão receber as antenas (Foto: PJF)
Vivia de Lima
25 de janeiro de 2022
compartilhe

Os distritos de Caeté, Monte Verde, Penido e Humaitá estão entre os locais visitados por técnicos de Juiz de Fora que vão receber redes de telefonia móvel e internet 4G. A cidade está implementando o Programa Alô Minas, que visa à instalação de antenas de telefonia celular nos distritos e localidades dos municípios de Minas Gerais não atendidos por cobertura de sinal de telefonia móvel. A iniciativa vai representar acesso a mais informações e mais contato entre moradores de localidades distantes, que ainda não tem acesso a telefonia móvel.

Nas visitas, o técnico contratado por uma empresa de telefonia Claro S.A., vencedora do chamamento público, avaliou e demarcou alguns terrenos públicos e privados para serem instaladas as antenas de telefonia. Para o Murilo Antônio, produtor de leite de Caeté, a chegada da internet e as ligações por celular são um avanço. Ele acredita que  as inovações vão refletir no lucro da propriedade.

“Vou conseguir fazer mais vendas e fazer contato com os compradores, sem precisar me preocupar com o valor das ligações para clientes e pessoas que negocio o preço do leite. vai mudar também as rotina das crianças na escola. Agora elas vão poder fazer pesquisas e até melhoras os estudos com mais essa possibilidade”, disse.

De acordo com o assessor Programação e Acompanhamento, Rogério Siqueira de Oliveira, “o apoio da comunidade, nos distritos em que os terrenos públicos não sejam tecnicamente viáveis, está sendo de fundamental importância para viabilização do acesso destas comunidades aos serviços de telefonia celular.” Depois que os locais passaram por avaliação, os relatórios foram enviados à prestadora Claro,  para definir os terrenos de instalação e os prazos de execução das obras.

Alô Minas

O programa prevê a ampliação de conectividade promove diversos impactos no desenvolvimento socioeconômico, como criação de empregos, aumento das vendas e das margens das empresas locais, além da ampliação da criação de conteúdo local. Ao governo do Estado cabe realizar a seleção pública com as operadoras prestadoras de serviço para programar o serviço nos novos distritos e localidades selecionados, além de intermediar e acompanhar a relação entre o município e a empresa selecionada.

compartilhe