Objetivo da nova entidade é fortalecer a cadeia produtiva, estimular os negócios e a qualificação dos envolvidos no setor
Pará de Minas é sede de um dos maiores polos da suinocultura em Minas Gerais. E com o objetivo de fortalecer ainda mais a cadeia produtiva da região, a cidade vai abrigar agora a Associação dos Suinocultores do Centro-Oeste Mineiro (Assuicom). O lançamento da entidade aconteceu na semana passada durante a Festa do Frango e do Suíno.
Entre as atividades da Festa, os produtores participaram do 1º Encontro dos Suinocultores de Pará de Minas. Durante essa solenidade, houve o lançamento da Assuicom. A Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG) esteve presente na solenidade e apoiou a criação da entidade regional. “Parabéns ao polo pela iniciativa. Unir os elos da cadeia em uma associação é tarefa árdua mas necessária para a força da nossa cadeia produtiva. Desejo sucesso nesta empreitada e contem sempre com a ASEMG”, destacou o presidente da ASEMG, João Carlos Bretas Leite.
Além de fortalecer a cadeia produtiva, outro objetivo da associação é incentivar a qualificação profissional. Durante o lançamento da entidade aconteceu a palestra “Tendências da biossegurança na suinocultura” com a médica veterinária Ana Júlia Rezendo do Sacramento. Em seguida aconteceu a Bolsa de Suínos do Estado de Minas Gerais, que ocorreu presencialmente em Pará de Minas e de forma híbrida para suinocultores de outras regiões. O consultor Júlio Máximo ministrou a palestra “O Poder da Associação na Cadeia Suinícola”, que encerrou o lançamento oficial da Assuicom.