Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,23
Dólar R$ 4,79
Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.
Belo Horizonte
26º 13º

ATeG levou assistência técnica a 3850 produtores do Triângulo

Técnicos de campo fazem visitas mensais nas propriedades, levando orientações para otimizar as atividades e incrementar os negócios

Foram promovidas várias atividades ao longo do ano. (Foto: Faemg)
Ricardo Miranda
29 de dezembro de 2022
compartilhe

Ao longo deste ano o Sistema Faemg Senar atingiu a marca de 3850 produtores rurais atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) no Triângulo Mineiro. As propriedades participantes recebem uma visita mensal dos técnicos de campo, que orientações para otimizar o trabalho e incrementar o negócio rural.

No Triângulo Mineiro o ATeG desenvolve grupos em diferentes cadeias, incluindo bovinocultura de corte e de leite, cafeicultura, fruticultura, olericultura, apicultura, agroindústria da cana-de-açúcar – cachaça e agroindústria do queijo minas artesanal. “A região do Triângulo Mineiro abrange 15% deste programa no estado. São orientações que contribuem para o aumento da produtividade, redução de custos, entre outras melhorias na propriedade, além de trabalhar a sucessão familiar do negócio. É uma assistência que traz resultados impactantes na vida dos produtores e suas famílias”, disse o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller.

O programa ATeG é desenvolvido pelo Sistema Faemg Senar, com apoio de instituições parceiras, e é financiada pelo Banco Mundial. O objetivo é incentivar as práticas de conservação e recuperação ambiental, além de atividades agrícolas sustentáveis de baixa emissão de carbono. Já foram recuperados mais de 20 mil hectares de áreas degradadas, incluindo pastagens e áreas de conservação e restauração.

Além das atividades do ATeG, este ano o Sistema Faemg Senar realizou 1888 cursos, aprovando 19.478 alunos no escritório regional de Uberaba. Ituiutaba foi o município que mais promoveu esses eventos, com 194 cursos. “Esse resultado mostra o trabalho e o engajamento das entidades cooperadas em levar conhecimento aos produtores rurais e suas famílias. O momento é de agradecer esta parceria, que buscou atender os produtores com a maior qualidade e efetividade dentro dos treinamentos”, finaliza Ricardo Tuller.

compartilhe