Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 6,42
Dólar R$ 5,66
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Belo Horizonte
30º 17º

Avicultura caipira cresce em pequenas propriedades de Minas

Com aumento da demanda, criação de frango e galinha caipiras complementa renda dos produtores rurais de Minas

Avicultura caipira é boa opção de renda para os produtores rurais. (Foto: Emater)
Ricardo Miranda
14 de novembro de 2021
compartilhe

Tradição na gastronomia mineira, as carnes de frango e de galinha caipira aquecem um setor em expansão: aavicultura caipira. Com o crescimento da atividade a Emater-MG, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais, trabalha para qualificar os criadores e regularizar a produção no estado.

Criação de galinhas e frangos caipiras se adapta às pequenas propriedades. (Foto: Emater-GO)

A avicultura caipira se adapta bem a pequenas propriedades, sendo uma opção rentável aos produtores. Nesse sistema as aves são criadas soltas e de forma semi-intensivista. “Elas possuem livre acesso a piquetes, que é a pastagem, onde podem escolher alimentos naturais, como minhocas, pequenos moluscos, insetos, compostos de capim, restos culturais de hortaliças e frutas, além da ração balanceada”, afirma Márcia Portugal, coordenadora técnica estadual de pequenos animais da Emater-MG.

Muito procuradas pela gastronomia, as carnes de frango e galinha caipiras conquistaram o paladar dos consumidores pelo sabor e pela forma de criação dos animais. “O frango e a galinha caipira são alimentos turísticos muito saudáveis e saborosos. Outro aspecto é que a população se preocupa, de forma geral, com o bem-estar animal. Além disso, o frango e o ovo são alimentos ainda mais acessíveis ao consumidor, sendo importantes fontes de proteína animal mais baratas do que outras carnes”, pontua Márcia Portugal.

Certificação da atividade

Emater-MG trabalha para qualificar produtores rurais. (Foto: Marcelo Vieira/Divulgação)

A Emater atua para fortalecer, qualificar a legalizar a cadeia produtiva de avicultura caipira no estado. O Programa Certifica Minas Frango Caipira e Ovo Caipira é um dos programas de estímulo à certificação. Márcia Portugal destaca que “são programas do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), realizados com o apoio da Emater-MG e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Para produtor agregar o selo caipira no rótulo é necessária a certificação, que soma ao produto a rastreabilidade e a certeza de que o consumidor está comprando uma mercadoria que respeita toda a legislação ambiental, humana e de Boas Práticas de Produção, sempre pensando no bem-estar animal”.

compartilhe