Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,36
Dólar R$ 4,82
Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
Belo Horizonte
º º

Brasil deve produzir 289 milhões de toneladas de grãos na safra 2021/2022

Previsão da Conab aponta pra recuperação da produtividade de algumas culturas e apresenta tendências do mercado para a próxima safra

Companhia Nacional de Abastecimento estima recuperação na safra de grãos. (Foto: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)
Ricardo Miranda
27 de agosto de 2021
compartilhe

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) divulgou o relatório “Perspectivas para a Agropecuária Safra 2021/22 – Edição Grãos”, apresentando as tendências de mercado para as culturas de soja, arroz, feijão, algodão e milho. A expectativa da companhia é que o Brasil produza 289,6 milhões de toneladas de grãos. O relatório também prevê a manutenção de preços em patamares remuneradores para as principais culturas, além de recordes na produção de alguns grãos.

Brasil vai se manter como maior produtor mundial de soja. (Foto: Sistema Fumasul)

Segundo o relatório, o Brasil vai se manter como maior produtor e exportador de soja do mundo, chegando a 141,3 milhões de toneladas na safra 2021/2022. Na avaliação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a publicação é importante para orientar os produtores na tomada de decisões. “Isso é muito importante principalmente para os médios produtores, que terão informações cada vez mais seguras para a suas tomadas de decisão, desde a época de plantio até de quando vender e para conhecer os números que temos tanto no mercado interno mas também nos mercados externos”, explica a ministra Tereza Cristina.

Recuperação de produtividade

O relatório destacou que, após um ano de problemas ao produtores de milho, com quebra na colheita por conta de fenômenos climáticos, a safra 2021/22 chegará a 115,9 milhões de toneladas, o que representa uma recuperação 29% em comparação a este ano. O volume de exportações do produto também vai crescer, passando de 23,5 milhões de toneladas na safra atual para 39 milhões de toneladas no ano que vem.

Para a safra de arroz a publicação estima um pequeno aumento de produção, de 0,4%, chegando a 11,8 milhões de toneladas. Já os produtores de feijão devem ter aumento de 5,65% na produção na safra 2021/2022. Com esse crescimento, a produção e os estoque finais vão voltar à média dos últimos 5 anos.

A Conab destacou o aumento da demanda por algodão devido aos mercados asiáticos, valorização do dólar e diminuição da produção dos EUA, fatores que contribuíram para a valorização dos preços internacionais. O Brasil bateu recorde de exportação e boa parte da safra a do ano que vem já está vendida. A previsão é de um crescimento de 13,4% na área plantada para a safra 2021/2022.

O conteúdo completo da publicação “Perspectivas para a Agropecuária Safra 2021/2022 – Edição Grãos” você pode acessar clicando AQUI.

compartilhe