Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 6,40
Dólar R$ 5,52
Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Belo Horizonte
26º 14º

Caminhão da Saúde oferece exames preventivos gratuitos para produtores

Aproximadamente cinco mil exames devem ser feitos em áreas rurais de todo o estado

Caminhão da saúde passa por várias cidades mineiras (Foto: Faemg).
Vivia de Lima
13 de outubro de 2021
compartilhe

No calendário das cores, o outubro é rosa e novembro é azul. A campanha é para incentivar mulheres no combate ao câncer de mama e homens no câncer de próstata. Para reforçar os cuidados, o “Caminhão da Saúde” está no distrito de Correia de Almeida, em Barbacena. A ação da Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) oferece testes preventivos gratuitos aos trabalhadores rurais. O caminhão passa por várias cidades mineiras. Aproximadamente cinco mil exames devem ser feitos em áreas rurais de todo o estado.

O Anderson Moura, produtor de leite há mais de 20 anos, foi avisado pelo vizinho que o caminhão estaria na cidade. “Essa é a segunda vez que faço o PSA (exame para detecção de alterações na próstata). A gente acaba não se cuidando, não tendo muito tempo. Então eu aproveitei para vir aqui, perto de casa, e ver se está tudo certo com a minha saúde”, disse.

São dois dias de atendimento em cada cidade. A ação une programas “Saúde da Mulher Rural” e “Saúde do Homem Rural”, iniciativas do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), desenvolvidas pelo Sistema Faemg.

Para as mulheres serão ofertados 80 exames Papanicolau e 80 mamografias por dia. Para os homens serão 80 exames de coleta de sangue e 80 consultas com o urologista por dia. “Durante todos os procedimentos, é exigido que equipes e pacientes estejam de máscara e praticando o distanciamento social”, informou o gerente regional do Sistema Faemg/Senar, Wander Magalhães.

“Não me lembro qual foi a última vez que fiz mamografia. Esta oportunidade é muito importante porque posso ver como está minha saúde”, afirmou a agricultora Maria de Fátima da Silva.

Cadastro

Para serem atendidas, as mulheres precisam ter idades entre 18 e 70 anos. Já os homens precisam ter entre 40 e 80 anos. É preciso se cadastrar no Sindicato Rural de cada município. Após passar pelo Campo das Vertentes, o “Caminhão da Saúde” segue para atender aos agricultores em Bom Sucesso, Conceição do Rio Verde e Inconfidentes.

compartilhe