Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,34
Dólar R$ 4,85
Belo Horizonte
29º 15º

Cem mil pessoas devem participar da festa do Café com Biscoito em São Tiago

Evento acontece na cidade de São Tiago, no Campo das Vertentes

Evento é realizado durante quatro dias (Foto: Pixabay).
Vivia de Lima
9 de setembro de 2022
compartilhe

É realizada até domingo(11), em São Tiago, no Campo das Vertentes, a 22ª edição da tradicional Festa do Café com Biscoito. Considerada Patrimônio Cultural Imaterial reconhecido pelo IEPHA, a festa acontece na Praça Ministro Gabriel Passos, no Centro da cidade. Dezesseis  fábricas de biscoitos e 7 empreendimentos, entre laticínios, cachaça, mel, frutas e artesanatos, participam do evento. Cerca 100 mil visitantes passaram pelo local durante os dias de festa.

Nos quatro dias de festa, vão ser distribuídas 6,5 toneladas de biscoitos e 130 quilos de café para degustação. Na última edição do evento, que ocorreu em 2019, foram servidos gratuitamente seis toneladas de mais de 150 tipos de biscoitos e três mil litros de café. A festa também conta com atrações musicais variadas, como música popular brasileira, rock e sertanejo, além de apresentações com atrações locais e atividades também para os pequenos.

A festa

São quase 80 fábricas produtoras de biscoitos que preservam o sabor da quitanda artesanal. No último ano, São Tiago foi reconhecida como a Capital Estadual do Café com Biscoito pela Lei 23.946/2021. Além disso, a cidade também faz parte de importantes rotas de turismo como a Estrada Real, o Caminhos de São Tiago e o Queijo Terroir.

Desde o século XVIII, famílias estabelecidas na cidade, simpáticas e hospitaleiras, recebiam os tropeiros com mesas fartas de café e quitandas deliciosas como biscoitos de fubá e polvilho, além de comidas feitas em panelas de barro ou ferro, direto do fogão a lenha. Inclusive as atividades agropecuárias, como o cultivo de mandioca e a fabricação do polvilho, base para a confecção dos biscoitos, se mantiveram em destaque na economia da região até dar lugar à produção de leite e café. Em 1999, surgiu a ideia de realizar a “Parada do Café-com-Biscoito”, que depois se tornou a “Festa Café-com-Biscoito”.

compartilhe