Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 6,36
Dólar R$ 5,63
Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Belo Horizonte
28º 20º

Conectividade: 4G avança para as lavouras do país

Mais de 6 milhões de hectares de áreas rurais já receberam cobertura de sinal

Mulher com tablet na mão e uma máquina ao fundo em uma lavoura
Sistema informatizado garante maior rendimento e agilidade. (Foto: ConectarAgro)
Washington Bonifácio
16 de julho de 2021
compartilhe

O senso agropecuário de 2017 apontou que mais de 70% das propriedades rurais não tinham conexão com a internet, até aquele ano. O setor Agro, que vem crescendo a uma velocidade avassaladora, não poderia ficar de braços cruzados frente a esse problema. Então empresas do ramo resolveram se unir e criar uma associação sem fins lucrativos, mas com fins sociais importantes para o campo. A ConectarAGRO iniciou as atividades em 2019. O objetivo inicial era disponibilizar a conectividade a 5 milhões de hectares, em um ano. O resultado foi mais que isso. Em 12 meses a associação levou cobertura 4G a 100 mil hectares a mais do que estava previsto. Hoje esse número ultrapassa os 6 milhões de hectares com sinal de internet.

Tela do computador de bordo de uma máquina colheitadeira

Tecnologia permite que máquinas sejam programadas para serem usadas no campo. (Foto: ConectarAgro)

Como funciona

A tecnologia possibilita atingir milhares de hectares com apenas uma simples infraestrutura, formada por torre, rádio e antenas. O sinal 4G 700 MHz é o mesmo utilizado na cidade. Ou seja, os mesmos equipamentos (smartphones, tablets e modens) usados na cidade também funcionam no campo.

Segundo a associação, até o momento, áreas rurais de mais de 220 cidades já receberam o sinal. Esses municípios estão espalhados em oito estados. São mais de 600 mil pessoas conectadas. A meta agora é a de avançar para  13 milhões de hectares em todo o país.

Clique aqui e saiba mais sobre a ConectarAGRO

compartilhe