Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 6,38
Dólar R$ 5,51
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
Belo Horizonte
25º 17º

Coocafé abre mercado para o conilon nas Matas de Minas

A cooperativa está qualificando o corpo técnico para orientar os produtores sobre os tratos culturais do conilon

Café conilon
A região produz arábica há anos e agora está investindo no conilon. (Foto: Agência Senado)
Washington Bonifácio
9 de outubro de 2021
compartilhe

O incentivo à diversificação de culturas tem sido uma bandeira forte da Cooperativa de Café das Matas de Minas (Coocafé), em Lajinha, na região Leste de Minas.  Primeiro foi a construção da fábrica de ração para fortalecer a pecuária leiteira, dando assim opção de alimento para o gado. Essa iniciativa fortaleceu também a agricultura por causa da demanda de milho. Agora, a Coocafé assumiu um novo desafio que é possibilitar o plantio do café conilon na região.

As Matas de Minas têm as altitude e tradição totalmente favoráveis para a cultura do café arábica, mas essa realidade está mudando, pois com a ampliação da área de atendimento e estudos de viabilidade realizados pela equipe técnica da cooperativa, o café conilon já está sendo cultivado por produtores associados à Coocafé.

Técnicos da Coocafé em curso

Técnicos da Coocafé participam de capacitação sobre a variedade conilon. (Foto: Coocafé/Daniela Vieira)

Para que o cultivo dessa variedade seja feito de forma correta, a empresa tem realizado treinamentos com a equipe de campo para que assim o conilon aumente a rentabilidade das propriedades rurais proporcionando  sustentabilidade ao agricultor.

“Os cooperados estão sempre buscando tecnologia e conhecimento e a cooperativa está sempre inovando para oferecer isso aos produtores”, disse o consultor técnico, Tairo Chaves, durante o treinamento.

Conilon

Esse tipo de café demanda atenção e cuidado, pois diferentemente  do arábica que quanto mais alto melhor, a altitude ideal e recomendada para o conilon é de até 500m. Outros detalhes são importantes como: temperatura média anual entre 22 e 26° e projeto de irrigação, visto que o conilon demanda de muita água em períodos que pode haver falta de chuva, prejudicando a florada dessa variedade.

 

 

compartilhe