Os cursos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas até três dias antes das aulas se iniciarem
A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT) de Governador Valadares, no Leste de Minas, em parceria com o Circuito Turístico Trilhas do Rio Doce, abriu inscrições para três cursos de capacitação do Programa Respira Turismo: Primeiros socorros e animais peçonhentos; resgate em áreas de risco e sobrevivência na montanha.
Os cursos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas até três dias antes das aulas começarem. As vagas são limitadas. O objetivo do município é capacitar os setores que prestam serviços de atividade de turismo na cidade.
“A preferência nas inscrições será para prestadores de serviço de aventura e profissionais de educação física interessados em atuar no setor de turismo”, afirma a diretora de Turismo, Betinna Tassis.
Acontecerá no dia 12 de fevereiro, a partir das 9 horas, no Parque Natural Municipal. Será ministrado por Léo Zambom, que é enfermeiro, massoterapeuta e possui conhecimento sobre animais peçonhentos. São 30 vagas. As inscrições podem ser feitas por aqui.
Neste curso é preciso que o participante tenha barraca, equipamentos para acampamento, bússola, lanterna, leve agasalho para o frio à noite e calçado apropriado para trilha, além de um litro de álcool 70° e 200 gamas de cravo (para aprender a fazer repelente natural). A atividade promete a aventura de aprender a fazer fogo, se alimentar de forma restrita como no exército e trilha noturna, assimilando técnicas de acampamento. O curso será ministrado na área de camping do Caminho das Nuvens Sítio Eco Cult, Pico da Ibituruna. A saída será do Centro Cultural Nélson Mandela no dia 19 de fevereiro às 14hs e retorno no dia 20, às 10 hs. As vagas são limitadas a 15 participantes. Para se inscrever clique aqui.
Este curso será ministrado pelo Corpo de Bombeiros, em parceria com o grupo “Só Rapeleiros” no dia 5 de março, de 9 às 16 horas, no Parque Natural Municipal. Serão 30 vagas. Entre as atividades propostas está a de orientar como agir em caso de acidentes nas atividades de turismo no ar, na água na terra, como voo livre, escalada, rapel, Mountain bike e canoagem. Será possível conhecer os equipamentos utilizados pelo Corpo de Bombeiros em resgates e aprender como agir se estiver em apuros em uma trilha ou diante de um acidente. As inscrições devem ser feitas clicando aqui.