Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,36
Dólar R$ 4,92
Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
Belo Horizonte
24º

Dia de Campo sobre avicultura é hoje em Sobrália

O encontro vai reunir produtores rurais interessados em se tornar avicultores

Galinhas caipira
Os produtores vão aprender sobre a criação e também sobre o mercado da avicultura. (Foto: Emater)
Washington Bonifácio
28 de outubro de 2021
compartilhe

A Emater-MG promove, nesta quinta-feira(28), um Dia de Campo sobre Avicultura, em Sobrália, no Vale do Rio Doce.

O evento vai abordar sobre a criação de aves caipira e vai acontecer no Criatório Neves, referência em criação de aves no Leste de Minas.

Veja os temas abordados:

  • Criação de galinhas para iniciantes e marketing digital na avicultura;
  • Cadastro e registro de granjas avícolas na agricultura familiar;
  • Manejo, alimentação, doenças e vacinas;
  • Informações sobre programas da Certificação do Frango e do Ovo Caipira.

De acordo com a Emater, o objetivo do evento é atender a demanda dos próprios produtores do setor que já identificaram ser esse um filão do mercado em franca expansão.

Ainda segundo a Emater, a avicultura caipira tem crescido em Minas Gerais, pois está presente, na maioria das vezes, na agricultura familiar. A atividade não demanda muito espaço para que seja desenvolvida, este é um atrativo para os empreendedores.

Existem outros fatores que contribuem para esta cultura como a alta procura por carne de galinha caipira. Os pratos mineiros pedem o uso deste alimento.

“O frango e a galinha caipira são alimentos turísticos, muito saudáveis e saborosos”, pontua a coordenadora técnica estadual de Pequenos Animais da Emater-MG, Márcia Portugal.

Márcia explica que o sistema caipira é um modo de criar as aves soltas e de forma semi-intensiva.

“Elas possuem livre acesso a piquetes, que é a pastagem, onde podem escolher os alimentos naturais, como minhoca, pequenos moluscos, insetos, composto de capim, restos culturais de hortaliças e frutas, além da ração balanceada.  As aves têm a liberdade de expressar seus instintos naturais: correr, brincar, tomar banho de sol. Por isso, a gente fala que o sistema caipira preza o bem-estar animal”, finalizou.

Criatório Neves

O Criatório Neves trabalha com galinhas pra corte e poedeiras, além de outras aves ornamentais como o galo índio gigante. Tudo no sistema caipira. A empresa foi montada em 2017 e deste então recebe orientação da Emater-MG. O proprietário, Rodrigo Neves, explica que a produção de ovos é o primeiro passo para quem deseja iniciar na avicultura.

“A produção de ovos é o start pra qualquer pessoa que quer entrar na avicultura, pois é fácil de vender. Você tendo ovos pra consumo, qualquer lugar que você oferecer, as pessoas vão te comprar. Hoje todo o mundo consome ovo. E além disso, é um produto mais barato”, conclui.

Ovos Azuis

Ovos azuis do Criatório Neves. (Foto: Criatório Neves)

O credenciamento para o Dia de Campo vai começar  às 13h. As palestras terão início às 13h30 e vão até às 16h30, na rua José Alves de Lana, nº 60, centro de Sobrália, no Leste de Minas.

 

 

compartilhe