Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,42
Dólar R$ 5,13
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
27º 13º

Espaço para degustação e provas da bebida terá novidades na Expocafé

Outra novidade será o Espaço Produtor Inovador, com novas tecnologias para a cadeia de negócios

(Foto: Epamig)
Guto Moreira
9 de maio de 2022
compartilhe

Uma das novidades na programação presencial da Expocafé 2022, que será realizada entre os dias 25 e 27 de maio, no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Três Pontas, no Sul de Minas, será o Espaço Aromas e Sabores. De acordo com a organização, o público terá a oportunidade de ver diferentes métodos de produção e de preparo de cafés, além de degustar a bebida.

O engenheiro agrônomo da Epamig, Denis Nadaleti, explica que oito cafeicultores de diferentes municípios mineiros vão apresentar cafés obtidos por processos de pós-colheita distintos e preparados de modos diversos.

“Serão três miniestandes, o primeiro vai apresentar as diferentes cultivares, o segundo vai diferenciar os cafés pelo processo de pós-colheita, já o terceiro, em parceria com a Cafeteria Escola CafEsal da Universidade Federal de Lavras (UFLA), vai demonstrar que os diferentes métodos de extração podem alterar perfis e notas sensoriais da bebida”, finaliza.

Além disso, quatro provas de cupping com interações em tempo real estão programadas nos dias 25 de maio, às 14h30, 26 de maio, às 10h e às 14h30, e 27 de maio, às 10h. O público interessado deve se inscrever no local.. As avaliações serão feitas por Q Graders (especialistas que avaliam os atributos do café (fragrância/aroma, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, sabor, corpo, finalização e equilíbrio).

Produtor Inovador

Outra novidade será o Espaço Produtor Inovador, que irá apresentar, divulgar e buscar a interação dos produtores rurais do setor de café com novas tecnologias para a cadeia de negócios. A proposta é aproximar os cafeicultores de startups e empresas parceiras que oferecem soluções para demandas relacionadas à cultura.

Veja também: Evento será presencial.

Expocafé 2022 acontece em maio nos formatos presencial e online

compartilhe