Esta é a 39ª edição do evento e marca o retorno presencial da exposição
A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) vai realizar, esta semana, a 39ª Exposição Nacional Ram do Cavalo Mangalarga Marchador. O evento foi feito de maneira remota durante a pandemia e agora volta a ser presencial, no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte. A exposição vai acontecer entre os dias 18 e 30 de julho e vai receber mais de 1.600 animais de marcha batida e de marcha picada de várias partes do país.
No primeiro dia do evento, serão feitos os julgamentos de marcha e morfologia na pista principal. A cerimônia oficial de abertura está marcada para acontecer no sábado, 23 de julho, às 17h. Será a primeira Exposição Nacional na gestão de Cristiana Gutierrez, primeira mulher no cargo da entidade que conta hoje com 21.787 sócios. “Estamos ansiosos para o retorno do evento ao parque. Hoje, a criação do cavalo Mangalarga Marchador ultrapassa o hobby e tem uma atuação cada vez mais ampliada. Afinal, a cadeia do cavalo movimenta um valor muito significativo para o mercado do agronegócio”, revela Cristiana.
A Exposição Nacional acontece anualmente desde 1982 quando participaram do evento 413 animais da raça. Desde então, a exposição foi crescendo gradativamente, chegando aos mais de 1.600 cavalos atuais e 561 expositores, se consolidando entre os maiores eventos privados da capital mineira e um dos mais importantes do setor no país. E não é para menos, já que a equideocultura movimenta R$ 16,5 bilhões ao ano no Brasil, que possui o terceiro maior rebanho do mundo, com 5,9 milhões de cabeças, além de empregar 3,2 milhões de pessoas.
A raça Mangalarga Marchador é originária do Sul de Minas Gerais, há mais de 200 anos. Hoje, os animais estão presentes em todos estados brasileiros e também no exterior com um plantel de 687.157 animais registrados.
A expectativa é a de que cerca de 220 mil pessoas visitem o evento, que oferece opções para toda família, com os espaços gastronômico onde terão restaurantes, espaço kids e fazendinha, além de vários serviços, como farmácia, barbearia, salão de beleza,joalheria, banco 24h, entre outros.
Além de acompanhar os julgamentos de Marcha e Morfologia, a 39ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador contará ainda com Provas Esportivas, Provas Sociais, Palestras Técnicas com temas ligados a equinocultura e ampla programação social.
E para quem não quer perder nada, mesmo de longe, pode conferir a programação de Julgamentos, que será transmitida, ao vivo, pelo canal oficial da ABCCMM no Youtube (https://www.youtube.com/c/ABCCMMOficial), com os comentários da equipe do programa Resenha do Marchador. No dia 27 de julho (quarta-feira) acontecerá o Leilão Elite Marchador Marcha Picada Nacional 2022, com 80 lotes entre coberturas embriões e animais.