Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,23
Dólar R$ 4,79
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
25º 12º

Valadares inaugura hospital veterinário para grande porte

A estrutura foi construída dentro do Parque de Exposições e será gerida pela Universidade Vale do Rio Doce

PLACA DA FACHADA
O hospital será equipado para atender animais de toda a região. (Foto: Washington Bonifácio)
Washington Bonifácio
8 de julho de 2022
compartilhe

Governador Valadares deu um grande passo com relação aos cuidados com animais de grande porte. Por meio de uma parceria entre a União Ruralista Rio Doce (URRD) e a Universidade Vale do Rio Doce (Univale), foi construído um hospital-escola dentro do Parque de Exposições José Tavares. A estrutura tem sala de cirurgia, guindaste para içar o animal, tronco e baias cobertas.

Egua no tronco

Universidade aguarda a chegada dos equipamentos para cirurgias. (Foto: Washington Bonifácio)

Como vai funcionar

A Univale conta uma turma de medicina veterinária e desta maneira vai unir a teoria à pratica levando os alunos para aprender no hospital-escola. A própria universidade comprou os equipamentos para equipar a estrutura. Só a mesa de cirurgia custou mais de cem mil reais.

Os serviços serão feitos mediante o pagamento de um valor abaixo do praticado pelos hospitais convencionais, somente para custear despesas com medicamentos. Assim que todos os equipamentos chegarem, serão feitos agendamentos para casos menos graves, mas a idéia é a de que o hospital passe a funcionar 24h para atendimentos de urgência e emergência. A gestão do hospital está a cargo da Univale. 

Caso de sucesso

Durante a Expoagro que acontece em Governador Valadares até domingo(10), o dono de uma égua percebeu que ela estava com sintomas de diarreia. Segundo a veterinária Patrícia Tucunduva, o tratamento é a base de antibiótico, anti-inflamatório e soro. Sendo uma intervenção mais simples, foi possível fazer o atendimento no hospital-escola imediatamente, antes mesmo da instalação dos equipamentos. Para retirar o material do estômago do animal e evitar que ele siga para o intestino causando gases, foi inserida uma sonda nasogástrica e em seguida foi administrada uma medicação endovenosa. Em poucas horas  a égua que tem nome de Madona já estava recuperada.

egua madona

Sonda nasogástrica para retirada de alimento do estômago do animal. (Foto: Washington Bonifácio)

Conheça detalhes do local na reportagem da TV Alterosa Leste:

https://www.youtube.com/watch?v=Y4sQFcHcuf4

 

compartilhe