Da Noruega para o Mundo: Yara dá palestra no Japão sobre os benefícios da fertirrigação
A fertirrigação é uma técnica cujo nome já se explica. Por meio dela, são aplicados nutrientes nas plantas via água da irrigação. Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a modalidade acelera o ciclo dos nutrientes utilizados. Além disso, o custo de mão de obra é mais baixo com relação à adubação convencional. Quando comparados os custos totais percebe-se que a utilização desta técnica é muito favorável ao produtor.
A economia com a mão de obra e a baixa perda são atrativos ao produtor. (Foto: Embrapa)
O Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão tem o Programa de Intercâmbio, Cooperação e Geração de Negócios dos Agricultores Nikkeis da América Latina, que tem como objetivo fortalecer a cooperação entre o Japão e 5 países da América do Sul, na área agrícola e alimentícia, promovendo a formação da geração jovem e criação de agronegócios com empresas japonesas.
Os agricultores Nikkeis são os descendentes de japoneses nascidos fora do Japão ou japoneses que vivem regularmente no exterior.
Aqui no Brasil, a empresa Yara foi convidada para participar deste projeto, por meio de um seminário on-line promovido pelo Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão. A empresa foi fundada na Noruega e se ramificou por vários países. Hoje é referência em nutrição de plantas.
Durante o evento, os especialistas em fertirrigação Wilson Goto e Antônio Augusto vão ministrar uma palestra com abordagem prática sobre o tema “Soluções nutritivas e soluções em fertirrigação para hortaliças”.
O evento será traduzido simultaneamente para espanhol e japonês. As inscrições podem ser feitas neste link . Será nesta quarta-feira (17), das 19h às 21h. As técnicas de fertirrigação serão repassadas a todos que se inscreverem.
Outras oportunidades:
Uma nova palestra sobre o tema, com foco em frutas, também será apresentada pelos especialistas no dia 20 de dezembro. As inscrições serão abertas em breve no site.