Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 6,36
Dólar R$ 5,65
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
32º 16º

Festival em Cristina valoriza técnica tradicional de torra

Uma das principais atrações é o Concurso Regional de Qualidade do Café

(Foto: Reprodução/Facebook)
Guto Moreira
23 de novembro de 2021
compartilhe

Em Cristina, no Sul de Minas, foi criado o Festival Café com Música, evento anual em homenagem ao produto, já que a cultura é tradicional no município. O festival – que tem como uma das principais atrações o concurso regional de qualidade do café – se tornou patrimônio imaterial.

Como o evento costuma ser realizado nas proximidades do feriado de Corpus Christi, em meados de junho, a competição não atraía tanto o interesse dos cafeicultores por ser época de colheita. Foi aí que extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), usaram a criatividade.

“Promovemos uma inovação no concurso, que passou a se chamar Do Torrador Manual à Xicara. O cafeicultor prepara o café desde a retirada do fruto no pé até a bebida que é degustada pelo consumidor”, disse o engenheiro agrônomo Luiz Paulo Costa Barbosa.

Ainda segundo o engenheiro agrônomo, um mês antes do festival os produtores inscritos separam o café e fazem a torra dos grãos na presença dos técnicos da Emater-MG, em um tradicional torrador de bola. Em seguida os grãos são moídos e a bebida é preparada e degustada no festival, na presença de turistas e moradores do município.

‘Inauguração’ do concurso

A nova modalidade do Concurso de Qualidade do Café, em 2019, contou com a participação de 24 produtores. Inácia de Fátima Silva Juliano, da Comunidade São Domingos, ficou com o primeiro lugar. Em 2020 e 2021 o concurso não foi realizado devido à pandemia, mas já há planos para o retorno da competição entre os cafeicultores para o próximo ano. O Festival Café com Música é realizado pela Prefeitura, Secretaria de Turismo, Sindicato Rural de Cristina e Emater-MG.

(Foto: Reprodução/Facebook)

compartilhe