Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,27
Dólar R$ 4,84
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
23º

FIP Paisagens Rurais abre 600 vagas para produtores no Triângulo

Projeto ambiental pretende atender cerca de 4 mil propriedades rurais, em todo o país, ao longo dos próximos anos

Novas vagas são para atendimento a partir do segundo semestre. (Foto: Faemg)
Ricardo Miranda
29 de junho de 2022
compartilhe

O projeto FIP Paisagens Rurais abriu mais 600 vagas para assistência gratuita a pecuaristas de corte e de leite na bacia do Rio Tejuco, no Triângulo Mineiro. O projeto é executado pelo sistema FAEMG, com recursos do Banco Mundial.

Produtores rurais recebem assistência técnica gratuita. (Foto: Faemg)

Atualmente 1652 produtores mineiros participam do programa. Com duração de dois anos, a iniciativa oferece assistência técnica e gerencial, com orientações para recuperação de pastagens degradadas, áreas de preservação permanente ou reserva legal. As propriedades recebem visitas mensais de técnicos. No Triângulo Mineiro, o projeto abrange 12 municípios: Uberaba, Veríssimo, Campo Florido, Uberlândia, Campina Verde, Prata, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Gurinhatã, Santa Vitória, Comendador Gomes e União de Minas.

Pecuaristas interessados em participar do programa devem procurar o Sindicato Rural dos municípios. As vagas novas vagas são para início de assistência no segundo semestre deste ano. “Além dos 59 técnicos de campo que já fazem parte do projeto, neste mês estamos contratando mais 10 profissionais para atuar nas novas propriedades”, explica Ricardo Tuller, coordenador do FIP Paisagens em Minas Gerais.

No estado o programa recuperou 12 mil hectares de pastagens degradadas. A previsão é chegar a 32 mil hectares. “Temos propriedades que encerraram os dois anos de assistência, com impactos significativos na redução de custos e aumento da produtividade, além da recuperação ambiental”, afirma Caio Oliveira, gerente regional do Sistema Faemg em Uberaba.

compartilhe