Autoridades importantes do agronegócio participaram do evento que aconteceu em Governador Valadares.
“A melhor palavra que define este evento é: fantástico!”, esta foi a avaliação do presidente da Comissão Técnica da Pecuária de Corte e da Associação Nacional dos Criadores de Nelore, Nabih El Aouar sobre o 2º Encontro Integrado da Pecuária do Leste de Minas Gerais. O evento foi promovido em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, por entidades ligadas ao agronegócio. Nabih El Aouar foi um dos palestrantes do evento. Ele falou sobre “A importância das raças zebuínas na produção de carne de qualidade para o mercado interno e internacional”.
“O Encontro trouxe conhecimento, aprendizado e capacitação para todos os participantes, independentemente se pecuaristas, produtores rurais, técnicos ou estudantes de ciências agrárias. Acho que valeu a pena para os participantes, pois aprenderam, e para nós palestrantes porque aprendemos também. Então, é essa comunhão de interesse que faz com que o setor pecuário cresça cada vez mais e prospere muito”, afirmou El Aouar.
Mais de 200 pessoas, entre criadores de gado de leite, corte e caprinocultores, participaram do evento que teve como propósito abordar tecnologias que reduzam os impactos da degradação de pastagem, solo e água.
“Essa região tem uma topografia acidentada, que precisa ser trabalhada com ações que diminuam o impacto da degradação do solo e água e, principalmente, das pastagens, uma vez que a principal atividade econômica na área rural é a pecuária de leite e corte. A proposta do evento, então, foi integrar as várias instituições ligadas ao agro, canalizando esforços para trabalhar este foco: recuperar pastagem , solo e manter a infiltração de água com tecnologias sustentáveis”, destacou o gerente regional do Sistema Faemg Senar Minas, Luiz Ronílson Araújo Paiva.
Cerca de 10 palestras foram promovidas durante o evento. Entre elas, a do diretor técnico do Sistema Faemg e superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif, que falou sobre “Ferramentas de Gestão da Pecuária” e a importância de se promover encontros como esse.
“É um evento muito importante, especialmente nessa época, quando se pode fazer um balanço do ano, reunindo produtores, técnicos, estudantes e lideranças. Além de trazer temas relevantes para esta região do Leste mineiro, do Vale do Rio Doce. Esse ano, por exemplo, a questão da sustentabilidade ambiental está muito em voga, temática que para o momento deve ser muito trabalhada. Eu entendo que é um coroamento de um trabalho para poder fechar um ano e, ao mesmo tempo, despertar para temáticas importantes da sustentabilidade técnica, econômica e ambiental da atividade rural e empresarial na região de Valadares”, disse.
Você viu aqui no Portal Uai Agro que Valadares quer avançar na caprinocultura leiteira, por isso o tema também foi abordado no evento. “Pude acompanhar as palestras de ovinocaprinocultura de leite e corte e achei todas de suma importância. Acho que essa é uma cultura nova aqui na região e este tipo de evento surge como um incentivo para que esse segmento cresça, prospere entre os produtores e conquiste melhorias para a economia da nossa região,” disse Rivair Rodrigues Pereira, aluno do curso técnico em Zootecnia oferecido pelo Senar Minas em parceria com a Univale.
“Achei o evento de grande importância para os produtores rurais, mas também para nós estudantes das áreas. São palestras que agregam informações para o dia a dia dessas pessoas no campo e para nós que estamos nas salas de aula. Consegui absorver muitas informações, principalmente em relação a bovinocultura de leite, como gestão, alimentação, cuidados, enfim, foi um evento extremamente proveitoso, ” disse Tábata Lima, estudante de Medicina Veterinária na Univale.