Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,26
Dólar R$ 4,85
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
24º 10º

Mais de 100 produtores se reuniram em Dia de Campo em Leopoldina

O evento tratou da piscicultura de corte e da cafeicultura com palestras dos pesquisadores

Objetivo de apresentar aos produtores tecnologias e pesquisas desenvolvidas no Campo Experimental (Foto: Epamig)
Vivia de Lima
7 de dezembro de 2021
compartilhe

O último Dia de Campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) de 2021 ocorreu em Leopoldina, com 104 participantes, no final de novembro. O gerente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS em Juiz de Fora, Wander Magalhães, destacou a grande participação dos produtores mesmo depois das fortes chuvas que atingiram a região no dia anterior. O objetivo é apresentar aos produtores tecnologias e pesquisas desenvolvidas no Campo Experimental e as possibilidades de oferecer cursos.

O gerente regional em Viçosa, Marcos Reis, destacou a relevância dos temas abordados para os produtores da regional, que tem grande potencial para desenvolver ainda mais o trabalho com peixes e a implantação do café conilon. O Dia de Campo do ATeG teve duas estações sobre café conilon e duas sobre piscicultura. A pesquisadora da EPAMIG Sudeste Waldênia Moura palestrou sobre manejo e poda do café conilon e destacou a presença de um público diversificado, com muitas mulheres, homens e jovens.  “Muitos se surpreenderam pois não conheciam o conilon e seu potencial produtivo e viram que a espécie pode ser nova alternativa econômica viável para as regiões mais quentes e baixas. O investimento no conilon, principalmente nessas áreas, pode ajudar o produtor a diversificar sua atividade agrícola e agregar mais fontes de renda à sua propriedade”.

O evento tratou  também da piscicultura de corte com palestras dos pesquisadores da EPAMIG que falaram sobre manejo e destacaram a produção comercial da tilápia como um bom investimento para a região. “Fico orgulhoso de ver tantos jovens preocupados em melhorar a qualidade no agronegócio. Tenho certeza de que todos saíram do evento com muito mais conhecimento e vontade de empreender nos ramos da piscicultura e da cafeicultura,” disse Salviano Ferraz, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Leopoldina.

compartilhe